punhos fechados
Shutterstock

Apesar das semanas turbulentas desde que foi anunciado, o EthereumPoW (ETHW), uma bifurcação da blockchain Ethereum que vai usar o sistema proof-of-work, finalmente anunciou os planos para lançar o hard fork logo após a Fusão do Ethereum, prevista para a madrugada de quinta-feira (15).

“A Mainnet da ETHW vai se tornar realidade 24 horas após a Fusão”, afirma um post da @EthereumPow no Twitter. “O momento exato será anunciado uma hora antes do lançamento, com contagem regressiva. Tudo, incluindo o código final, o sistema binário, arquivos de configuração, informações dos nós (nodes, em inglês), RPCs, bots exploradores, entre outros detalhes, será divulgado publicamente quando a hora certa chegar.”

Publicidade

A Fusão marcada para o fim desta semana vai modificar o mecanismo de consenso da segunda maior blockchain para um sistema proof-of-stake (PoS), acabando com operações de mineração com uso intensivo de energia. 

Esse movimento causou uma ruptura no ecossistema Ethereum, à medida que os mineradores – incomodados em ter que abrir mão de parte dos lucros – propuseram uma bifurcação na Ethereum ou começariam a minerar outras blockchains.

Diversas exchanges já mostraram interesse ou já listaram a bifurcação ETHW, incluindo Poloniex, Bitfinex e a Coinbase. O valor da ETHW caiu 49% desde sua maior alta, chegando a US$ 141,36 em 8 de agosto, para um valor de negociação atual de US$ 29,52, de acordo com o CoinMarketCap.

De acordo com a @EthereumPoW, a rede principal vai iniciar sua operação com 2.048 blocos vazios após o bloco de Fusão, adicionando um “preenchimento” para garantir que a chainID – um código de identificação único para diferenciar usuários entre Blockchains – seja alterada com sucesso, e que essa corrente seja a mais longa da ETHW.

Publicidade

Essa compensação também vai prevenir Blocos duplicados, tanto na ETH quanto na ETHW.

“Portanto, o bloco Fusão + 2049 será o 1º bloco da ETHW que poderá conter quaisquer transações”, diz a conta.

Minerador rebelde

A EthereumPoW é a criação de um minerador Chinês de criptos conhecido como Chandler Guo, que anunciou o hard fork para proof-of-work no Twitter em 27 de julho de 2022.

Os críticos da ETHW, incluindo o desenvolvedor da Ethereum clássica, Igor Artamonov, ficaram incomodados com esse plano de lançar uma Mainnet da EthereumPoW após a Fusão. “É como se você perdesse 90% do momentum apenas no lançamento,” ele escreveu. “E ninguém vai levar isso a sério se não for uma corrente contínua/recorrente.”

Artamonov também questionou os motivos apresentados para o hard fork.

“O principal “argumento de venda” poderia ser que o ‘PoW é mais seguro’,” ele twittou. “Mas eles vendem essa mudança com a ideia de que ‘mineradores precisam ganhar mais dinheiro.’ Por quê??? Isso é estúpido. Não é por isso que as pessoas usam a blockchain. ‘Segurança’ seria uma razão melhor.”

Publicidade

O Decrypt fez um pedido de comentários a Guo, mas ele ainda não respondeu.

*Traduzido por Gustavo Machado com autorização do Decrypt.co.

Esse é o melhor momento da história para investir em cripto! E agora, você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Inscreva-se aqui

VOCÊ PODE GOSTAR
bonk memecoin solana

Memecoins disparam de preço enquanto Bitcoin permanece estável

O Bitcoin foi a maior notícia do fim de semana, mas o entusiasmo em torno do halving não alimentou um aumento nos preços — pelo menos ainda não
Mineração

Mineradores de Bitcoin disputam mercado com Inteligência Artificial antes do halving, diz Bernstein

Um novo relatório da empresa de investimento destaca o aumento da concorrência entre dois setores que exigem energia e poder de processamento
Imagem da matéria: Fan Token do PSG salta 25% com vitória sobre o Barcelona na Liga dos Campeões

Fan Token do PSG salta 25% com vitória sobre o Barcelona na Liga dos Campeões

Enquanto o token do PSG disparou, o ativo do Barcelona caiu mais de 4% com a derrota; no outro duelo, o fan token do Atlético de Madri desabou 10%
Imagem da matéria: Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

O famoso entusiasta do Bitcoin veio ao Brasil para participar de um evento fechado com clientes do Itaú