Celular com o logo da OpenSea e imagens NFT
(Foto: Shutterstock)

O OpenSea, o popular mercado de projetos de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), foi vítima de um hack nesta sexta-feira (6). Invasores promoveram um esquema de fraude no servidor do OpenSea no popular canal de comunicação Discord.

“No momento, estamos investigando uma possível vulnerabilidade em nosso Discord. Favor não clicar em nenhum dos links no Discord”, tuitou o OpenSea nesta sexta-feira (6).

Publicidade
 

Dentro do servidor no Discord do OpenSea, a equipe de suporte publicou declarações parecidas. Membros do canal específico onde são compartilhados esquemas que acontecem no servidor também compartilharam capturas de tela sobre esse golpe específico.

A captura de tela mostra um robô do OpenSea anunciando que “o Youtube está oficialmente firmando uma parceria [com o OpenSea] para levar sua comunidade ao setor NFT”.

A empresa de segurança PeckShield também alertou sobre o problema, afirmando que o servidor no Discord do OpenSea também foi invadido para promover um golpe se utilizando de um esquema de emissão de NFTs.

Segundo capturas de tela compartilhadas por outro usuário do Twitter, hackers publicaram um anúncio sobre um suposto acesso exclusivo a NFTs oferecido em parceria com o YouTube.

Publicidade
 

A PeckShield identificou o link no canal de anúncios como um site de phishing — que parece ser o site verdadeiro, mas é usado para roubar informações confidenciais de vítimas que o acessam.

Invasões envolvendo NFTs

Esta não é a primeira vez que hackers têm servidores no Discord relacionados a NFTs como alvo.

Em 1º de abril, o canal no Discord do Bored Ape Yacht Club (ou BAYC) foi comprometido por um ataque de phishing, resultando na queda de mais de 8% de apecoin (APE), o token de governança da comunidade BAYC, que concede direito a holders.

Em 25 de abril, a conta oficial no Instagram do projeto também havia sido invadida e usuários que caíram no golpe tiveram seus NFTs roubados.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Memecoins da TON sobem apesar de fraqueza do mercado cripto

Memecoins da TON sobem apesar de fraqueza do mercado cripto

Memecoins criadas na TON, como The Resistance Cat, tiveram alta de até 50% no domingo, recuperando parte das perdas recentes
o que é mineração de bitcoin

Mineradores de Bitcoin nos EUA batem valor de mercado recorde de US$ 22,8 bilhões

Banco americano destacou que quase todas as 14 mineradoras de Bitcoin negociadas na Bolsa dos EUA subiram nas duas primeira semanas de junho
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Notcoin faz última chamada para jogadores resgatarem seus tokens NOT

Prazo para sacar ou colocar tokens NOT em staking termina neste domingo (16) à medida que o hype dos jogos cripto do Telegram aumenta
Imagem da matéria: Como a tokenização vai revolucionar o agronegócio no Brasil | Opinião

Como a tokenização vai revolucionar o agronegócio no Brasil | Opinião

Em 2023 o PIB do agronegócio correspondeu a quase 24% do PIB do Brasil, conforme aponta pesquisa feita pela USP