Imagem da matéria: Hackers alegam ter obtido dados de 12 milhões de clientes da Binance; corretora nega
Foto: Shutterstock

Uma publicação em um fórum da dark web alega ter vazado os dados pessoais de 12,8 milhões de usuários da Binance, o que supostamente inclui informações confidenciais, como nomes, endereços de e-mail, números de telefone, aniversários e endereços físicos. Mas a Binance diz que isso é uma farsa.

Na segunda-feira (23), um usuário chamado “FireBear” afirmou em um fórum relacionado à violações digitais que havia obtido um banco de dados contendo informações pessoais dos usuários da Binance, supostamente vazado em agosto.

Publicidade

O post afirma que os dados vazados incluem “Último_Nome, Primeiro_Nome, E-mail, Telefone, Data de Nascimento, Endereço, CEP, [e] Endereço2” dos usuários da Binance.

Uma amostra parcialmente obscurecida dos supostos dados foi fornecida, juntamente com uma oferta para vender as informações “em parte ou como um todo”. O cartaz convidava as partes interessadas a entrar em contato direto, alertando sobre o possível uso indevido desses dados confidenciais.

A Binance, no entanto, negou essas alegações. 

“Isso é falso. Nossa equipe de segurança analisou as alegações e podemos confirmar que não se trata de um vazamento de dados da Binance”, disse um porta-voz da Binance ao Decrypt. 

Apesar da negação da Binance, os especialistas em cibersegurança enfatizam a necessidade de vigilância contínua. 

Oz Tamir, pesquisador da Blockaid, alertou que esses incidentes, mesmo que falsos, geralmente precedem campanhas de phishing e golpes de sequestro de contas. Ele aconselhou os usuários a ativarem a autenticação de dois fatores e serem cautelosos com comunicações inesperadas para se protegerem de possíveis ameaças.

Publicidade

“Mesmo que essa violação específica seja falsa, é importante que os usuários fiquem atentos”, disse ele. “Os golpistas podem usar informações pessoais para se passar pela Binance ou por outras entidades confiáveis, na tentativa de enganar os usuários e fazê-los desistir do controle de suas contas.”

Leia também: Juiz obriga Binance a indenizar cliente que perdeu criptomoedas após ter conta invadida

Ao abordar uma questão fundamental da segurança de dados, Harry Halpin, CEO da Nym Technologies, disse que o problema é o armazenamento dos dados do usuário em si — nenhuma empresa deveria fazer isso, em sua opinião.

“Não importa quão boa seja a sua segurança — e a Binance provavelmente tem uma segurança muito boa — alguém vai hackear você ou haverá um vazamento interno”, disse Halpin. Ele defendeu soluções de criptografia para evitar a coleta total de dados do usuário.

Luciano Ciattaglia, Diretor de Serviços da Hacken, expressou ceticismo sobre o suposto vazamento. Ele disse que a Binance é conhecida por seus fortes protocolos de segurança e preocupação com informações de identificação pessoal (PII) protegidas por várias camadas de proteção, tornando-as um dos ativos mais seguros da plataforma. 

Ele sugeriu que a alegação provavelmente é uma fraude, como costuma acontecer com esse tipo de alegação.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Conheça a Abstract: nova blockchain criada no Ethereum voltada ao consumidor

Conheça a Abstract: nova blockchain criada no Ethereum voltada ao consumidor

A rede de segunda camada do Ethereum voltada ao consumidor, Abstract, está prestes a lançar sua mainnet. Veja como começar no primeiro dia.
Cynthia Lummis, senadora do estado americano de Wyoming

Cynthia Lummis vai liderar o 1º subcomitê de criptomoedas do Senado dos EUA

Um subcomitê similar já existe na Câmara dos Representantes, que também passa por mudanças de liderança
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

Veja os airdrops de games mais quentes chegando no Ethereum, TON e mais

Estes são os airdrops de jogos que valem a pena acompanhar, desde Off the Grid até a mais recente onda de jogos no Telegram e muito mais
Ripple CEO Brad Garlinghouse

TradFi está migrando para criptomoedas após vitória de Trump, diz CEO da Ripple

Brad Garlinghouse diz que muitos desses novos clientes agora estão dispostos a se envolver com criptomoedas nos Estados Unidos