Imagem da matéria: Hacker ameaça marido de jornalista que expôs Sérgio Moro e pede bitcoin
David Miranda, marido do criador do site The Intercept (Foto: Reprodução/Instagram)

O deputado federal David Miranda (PSOL) recebeu ameaças após as revelações de conversas entre o ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol feitas por Glenn Greenwald, jornalista do The Intercept Brasil e marido do parlamentar. Além de ser ameaçado de morte o criminoso cometeu uma tentativa de extorsão com bitcoin.

De acordo com uma reportagem do SBT, a ameaça foi por email e o autor usou o caso Marielle Franco, vereadora, também do PSOL, assassinada a tiros no Rio de Janeiro em março de 2018. Ele disse que não deixou nenhuma evidência forense do crime.

Publicidade

O parlamentar comunicou o fato na terça-feira (11). No teor das mensagens, Miranda recebeu ameaças de morte contra ele mesmo e contra a sua família. Inclusive, o autor avisou que iria matar sua mãe com um atirador de elite.

Ao final, veio, então, a tentativa de extorsão. O autor pediu US$ 10 mil em bitcoin (cerca de R$ 40 mil) para não fazer nada com as famílias de Miranda e Greenwald, indicando uma conta para a transferência da criptomoeda.

“Vocês têm até o final do mês de junho para o pagamento”, diz um trecho do email assinado por ‘Unidos do Realengo – Marcelo Valle’.

Comunicada, a Polícia Federal, comandada pelo próprio ex-juiz Moro, agora está protegendo a família.

Segundo Greenwald, seu caso se assemelha ao do ex-deputado Jean Wyllys, que decidiu sair do País por conta das ameaças, e que serve para quem ainda tem dúvida do porquê.

Publicidade

No Twitter, Greenwald comentou o caso.

“Esses e-mails são mais repugnantes e horríveis do que você pode imaginar: informações muito detalhadas e privadas, ameaças gráficas e grotescas. O ódio é distorcido além do que é humano”.

Miranda também comentou:

“Esse é só um dos e-mails que recebi. Não mostramos todo o conteúdo porque é uma das piores coisas que alguém pode ler”.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024