Imagem da matéria: Há 10 anos, o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, mandava sua última mensagem
Representação do possível criador do Bitcoin (Foto: Heitor Feitosa/Portal do Bitcoin)

O dia 26 de abril de 2011 marca o último contato conhecido de Satoshi Nakamoto na internet. Depois de uma troca de e-mail com os desenvolvedores do projeto, o criador do bitcoin desapareceu.

Logo em seguida, Satoshi removeu seu nome dos direitos autorais do bitcoin e atualizou a lista de desenvolvedores no site bitcoin.org, que já não contava mais com o seu nome.

Publicidade

Depois disso, o desenvolvedor Gavin Andresen passaria a adotar uma postura de líder do projeto com a suposta “benção” do Satoshi Nakamoto.

Nakamoto já estava planejando sua saída. No dia 12 de dezembro de 2010, ele fez sua última aparição pública no fórum dedicado ao projeto. Nessa data, ele publicou a sua última contribuição ao projeto com a atualização de software 0.3.19. 

A última conversa de Satoshi Nakamoto

Mesmo depois da despedida oficial, Satoshi se manteve em diálogo com um pequeno grupo de desenvolvedores. Foi com Gavin Andresen que Satoshi Nakamoto teria tido a sua última conversa no dia 26 de abril de 2011.

Uma reportagem publicada nesta segunda-feira por Pete Rizzo, editor do Bitcoin Magazine, narra as declarações finais de Satoshi com base em um e-mail divulgado pelo próprio Andresen.

Publicidade

Na sua última mensagem, Satoshi pediu que o desenvolver minimizasse a ideia de que o criador do bitcoin era uma “figura misteriosa e sombria”, para priorizar o termo simples e direto de “líder técnico” do projeto.

“A imprensa apenas transforma isso em um ângulo de moeda pirata. Talvez, ao invés disso, você faça a atenção ser sobre o projeto de código aberto e dê mais crédito aos seus colaboradores; isso ajuda a motivá-los”, escreveu.

Na sua resposta, Andresen falou que seguiria o conselho. Além disso, informou Satoshi que tinha intenção de participar de uma conferência sobre tecnologia do serviço de inteligência dos EUA.

Nakamoto respondeu que a ideia poderia “ser realmente estúpida se apenas aumentar a visibilidade do bitcoin em seu radar, mas acho que é tarde demais para isso; O Bitcoin já está no radar deles [inteligência dos EUA]”.

Publicidade

E essa foi a última mensagem de Satoshi Nakamoto que a comunidade tem conhecimento. Depois disso, alguns desenvolvedores ainda questionavam se ele voltaria a aparecer, conforme mostra a troca de mensagens divulgada pela reportagem do Bitcoin Maganize: 

Kiba: Satoshi voltará, gavinandresen?

BlueMatt: a última vez que ouvi, ele “seguiu em frente para outros projetos”

BlueMatt: e que o bitcoin está “em boas mãos”

Kiba: então… qual é a declaração oficial

gavinandresen: Eu não sei, ele diz que está seguindo em frente com outras coisas, então espere que ele desapareça ainda mais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca
moeda de bitcoin envolta a luzes piscantes coloridas

CriptoTwitter: Veja reações ao halving do Bitcoin

O 4º halving chega com aplausos e grandes esperanças para uma nova era com o protocolo Runes online
Imagem da matéria: Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

“Atualmente a demanda de Bitcoin por esse grupo de investidores é a maior de todos os tempos”, diz estudo da CryptoQuant
Equipamento de mineração com CPU em uma mesa de escritório com sinal luminoso do Bitcoin atrás

Dificuldade de mineração do Bitcoin bate recorde em último ajuste antes do halving

Recorde significa que mineradores estão correndo para garantir a recompensa de 6,25 BTC por bloco antes do halving