Imagem da matéria: Guia para Sobreviver ao Hard Fork do SegWit2x e Bitcoin Gold

Parece que o Bitcoin experimentará em breve mais dois hard forks, o que (mais precisamente) resultará na criação de novas moedas. Em 25 de outubro, o Bitcoin Gold (BTG) se separará do Bitcoin para criar uma criptomoeda resistente à ASIC. Poucas semanas depois, um grupo significativo de empresas de Bitcoin quer fazer um fork de acordo com o plano SegWit2x, conforme definido no “Acordo de Nova York” (NYA), o que provavelmente resultará em mais uma nova moeda.

Se isso tudo se desenrolar, pode haver três blockchains distintas e três tipos de moedas dentro de cerca de um mês de publicação deste artigo. Uma blockchain seguiria o protocolo Bitcoin atual; Para efeitos deste artigo, essa moeda será referida como “BTC”. A segunda blockchain seguirá o protocolo do Bitcoin Gold; Neste artigo, essa moeda será referida como “BTG”. A terceira blockchain seguirá o protocolo SegWit2x; Essa moeda será referida como “B2X”.

Publicidade

A boa notícia é que cada BTC será efetivamente copiado para as blockchains Bgold e SegWit2x. Se você possui as chaves privadas do Bitcoin no horário dos forks, você também poderá acessar suas moedas BTG e B2X.

A má notícia é que tais hard forks podem ser um pouco confusos e arriscados. Se você não for cuidadoso, é fácil perder seu BTC ou B2X, e talvez seu BTG.

Este guia irá fornecer-lhe os conceitos básicos para manter seus fundos seguros durante os próximos forks e ajudar a garantir que você chegue até o final do próximo mês com o seu BTC, BTG e B2X intactos.

Antes dos Forks

Em primeiro lugar, lembre-se de que as divisões podem ser um pouco arriscadas – especialmente as controversas, como o fork do SegWit2x. Embora pareça improvável por enquanto, há uma chance de algum tipo de “guerra” acontecer, talvez escalando até o ponto em que todos os preços caiam bruscamente. Se você quiser se certificar de não ser pego em nenhum fogo cruzado, é melhor não manter mais valor no bitcoin do que você está disposto a perder.

Publicidade

Se você decidir segurar seu bitcoin, verifique se você está preparado antes do dia 25 de outubro e, de preferência, o mais cedo possível. Este é o dia em que o equivalente BTG será distribuído para todos os saldos BTC. O B2X seguirá algumas semanas depois, em meados de novembro (a data exata ainda não é conhecida).

Se você está armazenando seus bitcoins em uma exchange, em um serviço de custódia como Coinbase, Circle ou Xapo, ou em qualquer outro serviço que contenha suas chaves privadas para você, você pode ou não eventualmente receber BTC, BTG e B2X. Isso ainda não é muito claro, e se você quiser manter o armazenamento de suas moedas em tais serviços, você deve, pelo menos, ver se o seu serviço fez uma declaração oficial sobre os forks, talvez no blog da empresa. Caso contrário, entre em contato com eles para perguntar.

Dito isto, se você quiser ter certeza de poder acessar seu BTC, BTG e B2X, você deve realmente controlar suas chaves privadas você mesmo. Dessa forma, você não precisa confiar em terceiros.

Se você estiver usando um serviço de custódia para armazenar seus bitcoins, você precisa criar sua própria carteira. Envie ou retire seus bitcoins do serviço de custódia para esta nova carteira; Esta carteira segura as suas chaves privadas.

Publicidade

O tipo de carteira que você quer usar depende de você. Para este propósito específico, é melhor usar uma carteira que permita acessar facilmente suas chaves privadas diretamente. (Algumas carteiras tornam isso mais fácil para você do que outras.) Mas, tecnicamente, qualquer carteira que lhe permite controlar suas chaves privadas deve estar bem.

Com isso em mente, aqui estão algumas soluções básicas:

Se você não se preocupa em fazer transações com BTC, BTG ou B2X em breve, e realmente queremos manter todos eles como investimentos de longo prazo, uma carteira de papel é uma boa opção. Note-se, no entanto, que esta opção só é realmente segura se você seguir rigorosas precauções de segurança.

Carteiras regulares são tão seguras quanto o seu computador (ou telefone). Como a maioria dos computadores e telefones não são tão seguros, não são ideais para grandes quantidades. Com isso em mente, todas as carteiras móveis e desktop listadas no bitcoin.org armazenam suas chaves privadas. A Electrum é uma boa escolha se desejar acesso fácil às suas chaves privadas diretamente.

Uma carteira full node como Bitcoin Core ou Bitcoin Knots também são uma boa escolha, pois não é muito difícil acessar suas chaves privadas com essas carteiras. Como um bônus, essas carteiras lhe dão um pouco de segurança extra na blockchain do Bitcoin após o hard fork SegWit2X, porque essas carteiras aplicam todas as regras de protocolo atuais do Bitcoin. No entanto, esses tipos de carteiras são mais intensivos em recursos, em comparação com a maioria das outras carteiras.

Outra opção é obter uma carteira de hardware. Qualquer uma das carteiras de hardware listadas no bitcoin.org manterá suas chaves privadas seguras. No entanto, essas carteiras normalmente não permitem acessar facilmente suas chaves privadas diretamente. Não está claro que todas essas carteiras permitem que você acesse o BTG em particular, e nem todos eles também ofereceram uma garantia para o B2X. Então, enquanto estas carteiras armazenam com segurança suas chaves privadas, pode ser um pouco mais complicado (mas provavelmente não impossível) obter todas as três moedas mais tarde.

Publicidade

Em qualquer caso: Certifique-se de fazer backups das suas chaves! A maioria das carteiras exige que você faça isso durante a instalação; não pule esta etapa.

Pouco depois do fork do Bitcoin Gold (e antes do Fork SegWit2x)

O fork do Bitcoin Gold às vezes é chamado de “fork amigável”. Isto é principalmente porque não tem intenção de reivindicar ser o Bitcoin “real”, e planeja implementar uma forte proteção de repetição.

Em suma, esta proteção de repetição significa que você não enviará acidentalmente seu BTG quando você desejar enviar BTC (ou vice-versa). Então, mesmo depois de gastar seu BTC, você ainda pode acessar seu BTG.

Se você quer fazer uma transação com o seu BTC antes do fork SegWit2x, pode ser útil depois para escrever qual dos seus endereços Bitcoin e / ou chaves privadas que o BTG lhes atribuiu – em outras palavras, qual dos seus endereços Bitcoin teve algum BTC sobre eles na hora do fork do Bgold em 25 de outubro.

Mas não há pressa para realmente acessar seu BTG. De fato, provavelmente levará pelo menos uma semana antes que isso seja possível, e talvez seja mais longo. Portanto, provavelmente é melhor ignorar esse fork até o fork do SegWit2x. Dessa forma, você só precisa passar pelo processo de reivindicar todas as suas novas moedas uma vez.

Após o fork do SegWit2x

Infelizmente, o fork do SegWit2x pode ser um pouco mais desordenado.

Por um lado, várias das empresas que apoiam o SegWit2x consideram essa fork uma atualização do próprio Bitcoin. Portanto, atualmente, não tem intenção de adotar um novo nome para ele. Alguns deles chamarão ou listarão (como este artigo se refere como) SegWit2x e B2X, como “Bitcoin” e “BTC”. Enquanto isso, eles podem ligar ou listar (como este artigo se refere como) BTC como “B1X”, ou outro nome qualquer.

Publicidade

E, claro, todas as moedas irão ter suas próprias taxas de câmbio. Assim, como exchanges diferentes listam uma moeda diferente como “BTC”, o preço para “BTC” pode diferir muito entre as exchanges: eles são realmente moedas diferentes! Você não deve, portanto, comprar ou vender qualquer moeda listada como “BTC”, a menos que e até ter certeza de qual moeda seja realmente o “BTC”.

Além disso, atualmente parece que o SegWit2x será um fork sem uma forte proteção de repetição. Isso significa que após o fork, transações BTC e transações B2X parecerão idênticas e ambas seriam válidas em ambas as blockchains.

Portanto, gastar moedas na blockchain BTC pode fazer com que você acidentalmente gaste o B2X “equivalente” na blockchain SegWit2x, e vice versa. Em vez de pagar alguém apenas BTC, você pode enviar involuntariamente B2X também – ou vice-versa. Os BTCs e B2Xs são inicialmente “presos um ao outro”.

Para estar no lado seguro, você provavelmente não deve gastar suas moedas após o fork do SegWit2x. Conforme explicado abaixo, primeiro você precisará “dividir” suas moedas.

Além disso, algumas carteiras móveis (mobile wallets) exibirão a blockchain que tenha mais poder de hash atribuído a ela. Isso significa que o saldo em sua tela pode ser um saldo BTC ou um saldo B2X, e não haverá maneira de dizer a diferença. (Mesmo que a carteira diga que é um saldo BTC!)

Para estar no lado seguro, você não deve aceitar pagamento, pois você pode receber B2X quando estiver esperando o BTC ou vice-versa. Pelo menos, você deve ter certeza absoluta de que sua carteira mostra o que você acha que exibe. (Carteiras como Electrum e GreenAddress devem exibir BTC como “BTC”, independentemente da distribuição de hashpower.) Se você usa uma carteira full node como Bitcoin Core ou Bitcoin Knots e você quer aceitar BTC, também estará tudo certo.

Dependendo de quanto poder de hash é dedicado a cada blockchain, é possível que as transações confirmem (significativamente) mais lento do que o normal por algum tempo e exigirão taxas mais elevadas para confirmar.

Reivindicando suas moedas

Se as três blockchains sobreviverem, e você controlar suas chaves privadas, você poderá acessar BTC, BTG e B2X em meados de novembro.

Reivindicar o seu BTG deve ser relativamente fácil, assumindo que há carteiras disponíveis para isso. Provavelmente, você simplesmente precisaria inserir suas chaves privadas (ou a seed) em tal carteira.

No entanto, existem alguns riscos de segurança e privacidade ao fazê-lo. É muito cedo para saber exatamente como esses riscos se parecerão, pois não está claro quais carteiras apoiarão o BTG. Mas, em geral, você quer primeiro mover seu BTC (e B2X) para novos endereços ou novas carteiras antes de acessar seu BTG.

Como não há necessidade de se apressar, provavelmente é melhor apenas esperar para reivindicar seu BTG até que haja mais clareza.

Acessar e usar seu B2X (e BTC) com segurança pode ser um pouco mais complicado, principalmente devido ao risco de ataques de repetição. Isso exige que o BTC e o B2X sejam divididos um do outro, o que será possível, mas pode ser um pouco complexo.

Algumas carteiras podem dividir as moedas para você, mas é muito cedo para saber quais carteiras irão. Além disso, as exchanges provavelmente criarão serviços de divisão de moedas e cuidarão da maior parte dessa complexidade por trás das telas. Você só precisaria enviar seu BTC ou B2X para uma exchange, e ela creditará sua conta com BTC e B2X. (Eles devem até mesmo reproduzir a transação para você se certificar de que eles realmente receberam suas duas moedas e podem dividi-las por você).

Em meados de novembro, provavelmente haverá carteiras dedicadas para BTC e B2X. Claro, talvez seja necessário atualizar sua carteira existente ou fazer o download de uma nova carteira.

Então, para Recapitular …

1. É melhor controlar as suas chaves privadas antes do dia 25 de outubro e mantê-las até depois do hard fork do SegWit2x, em meados de novembro.

2. Para estar no lado seguro, evite comprar ou vender qualquer “BTC” e não faça nenhuma transação logo após a fork do SegWit2x.

3. À medida que a poeira baixar após o fork do SegWit2x, acesse e divida suas moedas.

Mais informações serão divulgadas conforme os eventos forem ocorrendo. Fique ligado.

 

*Texto escrito por @AaronvanW.