A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mercado, abandonou seu plano de oferecer um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em futuros de Ethereum, retirando seu pedido de mudança de regra para a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na terça-feira (7).
O aviso de retirada do ETF proposto pela Grayscale, o Grayscale Ethereum Futures Trust, não articula por que a Grayscale mudou seus planos, apenas relata os vários atrasos da SEC desde que o fundo foi apresentado pela primeira vez em 19 de setembro de 2023. O órgão regulador declarou que precisaria de mais tempo para analisar a proposta em 15 de novembro, 18 de dezembro e, finalmente, 22 de março deste ano.
James Seyffart, analista de ETF da Bloomberg, disse que foi um movimento interessante.
“Na minha opinião, esse pedido [de ETF] foi essencialmente um processo de cavalo de troia, a fim de criar as mesmas circunstâncias que permitiram que a Grayscale ganhasse o processo contra o GBTC [fundo de Bitcoin]”, disse ele.
Em agosto, um tribunal federal de apelações apoiou a Grayscale em seu caso contra a SEC, depois que a empresa chamou a atenção da agência por ter aprovado anteriormente ETFs de futuros de Bitcoin — permitindo que investidores tradicionais comprassem ações que acompanham o valor previsto do ativo digital — enquanto negava ETFs de Bitcoin à vista, que estão vinculados ao preço atual do BTC.
Seyffart achava que a Grayscale queria que a SEC repetisse no caso do Ethereum, o que fez com o Bitcoin, de “aprovar os futuros, negar à vista”, estabelecendo outro confronto legal.
“Esse é um bom sinal de que eles não vão entrar com uma ação judicial desta vez”, ele postou no X.
Novos pedidos de ETFs a caminho?
É possível que a Grayscale tenha retirado seu pedido de ETF de futuros de Ethereum para apresentar novamente um pedido alterado, reconheceu Seyffart.
“Retirar e registrar novamente é menos trabalhoso para a SEC, mas ao mesmo tempo significa que não há como a Grayscale ou qualquer outra pessoa entrar com um novo processo exatamente agora”, observou ele.
Quando um usuário do X sugeriu que a Grayscale retirasse seu pedido porque a SEC iria aprovar ETFs de Ethereum à vista, Seyffart zombou.
“Não acho que isso vá acontecer (embora as chances não sejam zero), então acho que foi outra coisa”, escreveu ele. “Dito isso, honestamente, esse é um dos poucos motivos pelos quais eu retiraria voluntariamente esse caso se eu fosse a Grayscale.”
Leia também: Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?
De fato, a medida ocorre em meio ao crescente ceticismo de que a SEC autorizará a criação de ETFs de Ethereum à vista, que já foram uma perspectiva promissora depois que a agência permitiu a venda de ETFs de Bitcoin à vista em janeiro. O lançamento desses ETFs desencadeou uma corrida de alta para a principal criptomoeda do mercado, creditada por ter ajudado a estabelecer um novo recorde histórico de preço em março.
As chances de aprovação de um ETF de Ethereum à vista continuaram a diminuir, com as esperanças reduzidas mais recentemente pela revelação de que a SEC supostamente classificou o Ethereum como um valor mobiliário no ano passado, apesar de declarações públicas de que nenhuma decisão havia sido tomada.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo