Remix Point, uma empresa japonesa envolvida em uma série de negócios relacionados à energia, lançou recentemente um novo serviço de eletricidade com pagamentos em bitcoin integrados para atender clientes em todo o Japão. A empresa agora está oferecendo aos clientes que pagam com bitcoin um desconto em suas contas de eletricidade. Os pagamentos são processados pela Bitpoint.
Integrando negócios com pagamentos em Bitcoin
Fundada em março de 2004, a Remix Point está listada na Bolsa de Valores de Tóquio e possui uma capitalização de mercado de aproximadamente 57 bilhões de ienes, equivalentes a R$ 1.6 Bilhão. A empresa atua em uma série de negócios relacionados à energia, como o desenvolvimento e venda de sistemas de gerenciamento de energia; consultoria de conservação de energia; venda de equipamentos para economia de energia; e varejo de eletricidade.
Em fevereiro de 2016, o Remix Point desenvolveu um negócio de eletricidade de varejo centrado em clientes de alta tensão na área de serviços da Tokyo Electric Power Company (TEPCO). Este serviço foi expandido em todo o Japão em agosto deste ano. A empresa expandiu subsequentemente seu negócio de eletricidade de varejo para atender consumidores de baixa tensão a partir de 1 de outubro. Os clientes de baixa tensão incluem famílias, empresas e varejistas.
Junto com o novo serviço, a Remix Point também anunciou a integração dos pagamentos de bitcoin na sua nova oferta. Bitcoin não é aceito apenas para pagamentos de serviços de eletricidade, mas a empresa oferece descontos para clientes pagando com a moeda digital. A empresa escreveu:
O pagamento de contas de serviços públicos em moeda virtual já foi introduzido.
Os pagamentos de Bitcoin são feitos através da subsidiária da empresa, a Bitpoint, um fornecedor de serviços de pagamento e negociação de criptomoedas.
Na semana passada, a Bitpoint tornou-se uma das primeiras onze exchanges de bitcoins no Japão a obter o registro como “exchange de moeda virtual” pela Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA). Em maio, ela fez parceria com a Peach Aviation e trouxe pagamentos de bitcoin à companhia aérea e suas lojas afiliadas. Além disso, a Bitpoint fez parceria com a Evolable Asia para trazer pagamentos de bitcoin para mais de 1.400 hotéis e pousadas em todo o Japão.
No evento “Energy Innovation Japan 2017”, na semana passada, a empresa promoveu seu novo serviço, afirmando:
Apresentamos um novo esquema que faz o máximo uso da integração do negócio de varejo de energia e do gerenciamento de câmbio virtual … Ao usar nosso serviço de eletricidade, propomos uma redução total de custos dos serviços existentes, introduzindo bitcoin e equipamentos de poupança de energia.
Empresas de Energia no Japão
No Japão, o mercado de eletricidade é dividido em 10 empresas regulamentadas. Eles são Chugoku Electric Power Company; Chubu Electric Power Company; Hokuriku Electric Power Company; Hokkaido Electric Power Company; Kyushu Electric Power Company; Kansai Electric Power Company; Empresa de energia elétrica de Okinawa; Tohoku Electric Power Company; Shikoku Electric Power Company; e TEPCO.
A Remix Point compra eletricidade de todas as empresas de energia acima mencionadas, exceto uma, a empresa de energia elétrica Okinawa. Através das nove empresas de energia, Remix Point é capaz de fornecer eletricidade para clientes em todo o Japão.
Promovendo pagamentos em criptomoedas
Em seu anúncio, a Remix Point afirmou que seus clientes-alvo são corporações e varejistas, citando uma forte concorrência para famílias comuns. “Os clientes de baixa tensão no mercado de energia elétrica de varejo têm pequenas contas de eletricidade em comparação com clientes de alta tensão”, a empresa detalhou, observando que as economias são mínimas quando custos adicionais, como “taxas de faturamento e transferência” estão incluídos.
A empresa, portanto, abriu uma conta no Bitpoint para permitir que os clientes paguem com bitcoin e economizem taxas. De acordo com relatórios, os clientes podem economizar até 3% nas taxas usando esta opção. A empresa acrescentou:
Promoveremos o spread de liquidação de moeda virtual no Japão através do desenvolvimento de serviços de pagamento que aproveitam a força da redução dos custos de remessa e liquidação, que é o valor original das moedas virtuais.