Imagem da matéria: Governo do Paraná fecha parceria com empresa de blockchain para evitar desvios públicos
(Auditório da Celepar durante o evento de lançamento da parceria com a BRI. Imagem: Reprodução/Celepar)

O Governo do Paraná fechou uma parceria com a empresa canadense de soluções e inovação ‘Blockchain Research Institute’ (BRI) nesta quinta-feira (07). A startup vai pôr em prática sua experiência em tecnologia blockchain na administração paranaense, reportou a Agência de Notícias do Paraná.

A parceria já estava sendo analisada pelas partes desde o início do ano, quando a Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), órgão que atua como ponte entre o governo paranaense e a iniciativa privada, recebeu uma proposta da BRI.

Publicidade

O governo acredita que as inovações previstas vão possibilitar mais segurança e transparência na administração dos órgãos do estado e que também vão atrair novos negócios para a região.

De acordo com o site, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) será a precursora e responsável por conduzir todo o projeto de inovação tecnológica no estado.

Blockchain para impedir desvios

O objetivo é criar uma gestão pública desburocratizada, ágil e, acima de tudo, com transparência, diz a Agência. O Governo do Paraná entendeu que um sistema baseado na tecnologia blockchain vai agilizar processos e impedir desvios de recursos públicos.

Carl Amorim, executivo da BRI Brasil, apresentou todos os modelos de tecnologia que podem ser aplicados na gestão pública do Paraná, diz o site.

Publicidade

Ele explicou como Paraná pode evoluir com o blockchain e se tornar um centro de atenção com a criação de políticas públicas, controle de gastos, orientação estratégica e abertura de novos mercados.

“Vamos oferecer as condições para que o Paraná se transforme em um hub de tecnologia blockchain no Brasil, exportando essa expertise e servindo de referência para outros estados da federação”, disse.

Destacou, também, a confiabilidade no sistema em relação a transações financeiras, rastreabilidade de produtos agrícolas e informações de compra e venda de produtos, acrescentando:

“Esses dados são imutáveis, ou seja, uma vez feita a transação não há como alterar, impedindo assim desvios de recursos públicos e agilidade de processos”.

Publicidade

Centro internacional de blockchain

A Agência Paraná de Desenvolvimento tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Estado por meio da atração de investimentos e de novas empresas.

Ela é o elo entre o governo e a iniciativa privada que auxilia no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas.

Para garantir a segurança do investidor e melhorar o ambiente de negócios em cada cidade do Paraná, a APD também criou o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), que trabalha em conjunto com as prefeituras.

Sobre o BRI

O Blockchain Research Institute (BRI) é uma organização global e independente focada em pesquisas inovadoras sobre a tecnologia blockchain, segundo informações no site.

É financiado por corporações internacionais e agências governamentais. Possui mais de 80 projetos documentando as implicações estratégicas do blockchain nos negócios, governo e sociedade.

Publicidade

O maior desafio da instituição é prover oportunidades de mercado, bem como melhores práticas de implementações, além de inspirar e preparar líderes do setor privado e público para serem os catalisadores da transformação do blockchain.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Bárbara Espir posa para foto

Bitso nomeia nova country manager para operação no Brasil

Bárbara Espir terá como missão continuar a expansão da Bitso no país
Agentes da PF e Receita em ação durante a operação Niflheim

PF caça grupo criminoso que movimentou R$ 55 bilhões em criptomoedas para o exterior

Investigados por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, líderes de três grupos atuavam a partir da cidade de Caxias do Sul (RS) e de Orlando (EUA)
Agente rodoviário olha máquinas de bitcoin mineração em pickup

Polícia apreende 18 máquinas de mineração de Bitcoin em operação na Paraíba

Agentes da PRF também apreenderam drogas e produtos sem nota fiscal; três foram detidos
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita Federal dá 6 dicas para investir em criptomoedas de forma legal e segura

Receita Federal listou orientações de como investir em criptomoedas seguindo as regras da entidade