Imagem da matéria: Governo dos Estados Unidos Faz Ofensiva Contra ICOs
Jay Clayton, o principal regulador da SEC (Foto: Paul Morigi)

Na última quarta-feira (28), o jornal The Wall Street Journal mostrou que a Securities and Exchange Commission (SEC), responsável pela regulação do mercado de capitais nos Estados Unidos, emitiu dezenas de intimações e pedidos de informação.

Os alvos foram empresas de tecnologia que realizaram as chamadas ICOs (ofertas públicas de moedas, ou tokens, como são também conhecidos) e seus assessores. O mercado ficou em estado de alerta. Esta é a mais ampla investigação já feita pela SEC em torno das ofertas de criptomoedas – e pode ser um sinal de que regras estão a caminho.

Publicidade

Segundo o The New York Times, a SEC começou a buscar informações sobre o mercado de ICOs no ano passado. Na reportagem veiculada ontem, Nick Morgan, ex-advogado da SEC, estimou que ao menos 80 intimações já foram entregues. Os documentos partiram de diferentes escritórios do regulador, como Boston e São Francisco, além de Nova York.

Identidade dos investidores

A reportagem do Times não viu as intimações, mas suas fontes relataram que as notificações pedem uma ampla gama de dados, inclusive sobre a identidade dos investidores que participaram das ofertas. O interesse do regulador é proporcional à pujança do segmento. Somente em 2017, as empresas arrecadaram mais US$ 5 bilhões através da oferta de moedas, segundo o site Coindesk.

Jay Clayton, presidente da SEC, também tem demonstrado interesse no mercado de criptomoedas. Por diversas vezes defendeu que boa parte das ICOs, deveriam ser reguladas. Se isso acontecer, a atual dinâmica das ofertas de moedas tende ser fortemente alterada.

Qualidades atualmente valorizadas pelo mercado, como a rapidez para a estruturação de uma oferta, darão lugar a processos mais burocráticos. Por outro lado, ICOs reguladas e sob a supervisão da SEC darão não apenas mais segurança ao investidor, como poderão atrair um público ainda avesso à inovação.

Leia Também: Bitcoin Dobrará de Preço Até Junho, Reafirma Tom Lee

You May Also Like
Imagem da matéria: Nubank reduz taxas para negociação de criptomoedas

Nubank reduz taxas para negociação de criptomoedas

Clientes serão alocados entre quatro diferentes faixas que são atreladas ao volume negociado por eles nos últimos 30 dias
FTX, SBF

Livro sobre o colapso da FTX será lançado no Brasil com versão em português

O livro “Sem Limites — Ascensão e Queda de Sam Bankman-Fried” será lançado pela HarperCollins nos próximos meses
uma pessoa preenchendo um Sudoku

Ganhe Bitcoin jogando Sudoku; veja quanto

O Bitcoin Sudoku gratuito do Bling Financial para iOS e Android permite que você ganhe BTC ou ETH resolvendo quebra-cabeças
Celular com logotipo da BInance

Transação misteriosa de memecoin levanta suspeita de insider trading na Binance; corretora nega

O investidor comprou grandes quantias do token BOME antes de ele ser listado na Binance e disparar 1.500%