Imagem da matéria: Governo do Peru investiga uso de bitcoin e criptomoedas no país
Foto: Shutterstock

Mesmo frente a um estado declarado de emergência pela pandemia de COVID-19, a Unidade de Inteligência Financeira do Peru (UIF) segue com seus esforços na elaboração de um diagnóstico sobre o uso e presença de moedas digitais no Peru, conforme revelou o portal de notícias de economia peruano Gestión na terça-feira (03).

Conforme o site, o superintendente da UIF, Sergio Espinosa, anunciou que esse trabalho servirá como base para a regulação de criptomoedas no país, do bitcoin em especial, definindo o processo como uma meta da SBS (Superintendência de Bancos, Seguros e Administradoras de Previdência Privada).

Publicidade

Espinosa, durante sua participação no IV Congresso Internacional de Compliance e Combate à Corrupção organizado pela Word Compliance Association, Câmara de Comércio de Lima e Amcham, afirmou:

“Um dos tópicos em que não paramos é um diagnóstico – que está sendo feito – sobre a presença e a abrangência no Peru dos chamados ativos virtuais (criptomoedas) que incluem bitcoin e outros ativos virtuais que não são propriamente moedas, mas que existem, comercializam e circulam, então é preciso regulamentar o assunto ”, conforme reportou o Gestión.

Outra necessidade para atingir este tipo de regulamentação seria conhecer o setor de criptomoedas no Peru, algo que ainda é muito raso.

O superintendente, segundo a reportagem, acredita que “a primeira necessidade é conhecer o setor, principalmente o que está acontecendo no Peru em termos de ativos virtuais, como se são aceitos, quais empresas aceitam, entre outros aspectos fundamentais. É necessário um conhecimento mais profundo para regulá-lo plenamente ”.

Publicidade

Espinosa também já havia comentado em outro momento sobre o início de uma fiscalização preventiva nas casas de câmbio virtuais, algo que se deu início em agosto como parte do plano anual do UIF e que devem durar até 22 dias entre a preparação dos documentos até a emissão do laudo final.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MicroStrategy anuncia desdobramento de ações após acumular US$ 13 bilhões em Bitcoin

MicroStrategy anuncia desdobramento de ações após acumular US$ 13 bilhões em Bitcoin

A empresa de software MicroStrategy, do defensor do Bitcoin Michael Saylor, dividirá suas ações depois que o preço mais do que triplicou no ano passado
Logotipo da BlockFi na tela de computador

BlockFi vai distribuir criptomoedas para 100 mil credores este mês

Clientes elegíveis receberão uma notificação no e-mail da conta BlockFi registrada
ilustração 3D de console de videogame

W-Coin: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram

A W-Coin baseia-se na premissa do jogo tap-to-earn do Telegram Notcoin, com atualizações exclusivas e prêmios de staking
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

O que o discurso do presidente do Federal Reserve hoje significa para o Bitcoin?

“Acreditamos que o fundo do poço ficou para trás ou muito próximo e recomendamos aumentar a exposição à medida que o Bitcoin ganha impulso”, disse um analista