Imagem da matéria: Governo do Peru investiga uso de bitcoin e criptomoedas no país
Foto: Shutterstock

Mesmo frente a um estado declarado de emergência pela pandemia de COVID-19, a Unidade de Inteligência Financeira do Peru (UIF) segue com seus esforços na elaboração de um diagnóstico sobre o uso e presença de moedas digitais no Peru, conforme revelou o portal de notícias de economia peruano Gestión na terça-feira (03).

Conforme o site, o superintendente da UIF, Sergio Espinosa, anunciou que esse trabalho servirá como base para a regulação de criptomoedas no país, do bitcoin em especial, definindo o processo como uma meta da SBS (Superintendência de Bancos, Seguros e Administradoras de Previdência Privada).

Publicidade

Espinosa, durante sua participação no IV Congresso Internacional de Compliance e Combate à Corrupção organizado pela Word Compliance Association, Câmara de Comércio de Lima e Amcham, afirmou:

“Um dos tópicos em que não paramos é um diagnóstico – que está sendo feito – sobre a presença e a abrangência no Peru dos chamados ativos virtuais (criptomoedas) que incluem bitcoin e outros ativos virtuais que não são propriamente moedas, mas que existem, comercializam e circulam, então é preciso regulamentar o assunto ”, conforme reportou o Gestión.

Outra necessidade para atingir este tipo de regulamentação seria conhecer o setor de criptomoedas no Peru, algo que ainda é muito raso.

O superintendente, segundo a reportagem, acredita que “a primeira necessidade é conhecer o setor, principalmente o que está acontecendo no Peru em termos de ativos virtuais, como se são aceitos, quais empresas aceitam, entre outros aspectos fundamentais. É necessário um conhecimento mais profundo para regulá-lo plenamente ”.

Publicidade

Espinosa também já havia comentado em outro momento sobre o início de uma fiscalização preventiva nas casas de câmbio virtuais, algo que se deu início em agosto como parte do plano anual do UIF e que devem durar até 22 dias entre a preparação dos documentos até a emissão do laudo final.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Alguém pagou R$ 2 milhões por um NFT do Vitalik Buterin como bobo da corte

Alguém pagou R$ 2 milhões por um NFT do Vitalik Buterin como bobo da corte

A pintura de Vitalik Buterin quebrou recorde em 2020 quando foi vendida por 260 ETH
Imagem da matéria: Bitcoin e Dogecoin físicos podem em breve chegar à Lua – literalmente

Bitcoin e Dogecoin físicos podem em breve chegar à Lua – literalmente

O plano é que as moedas sejam transportadas no foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance, dos EUA
Imagem da matéria: Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu "tudo" em cripto

Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu “tudo” em cripto

Líder do sistema bancário europeu, Christine Lagarde já afirmou que todos os ativos cripto “não valem nada” e são “baseados em nada”
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs