Imagem da matéria: Banco de Portugal abre consulta pública sobre regulamentação de ativos digitais
Foto: Shutterstock

O Banco de Portugal (BdP) colocou em consulta pública um projeto de aviso sobre entidades que realizem atividades que envolvam ativos virtuais. A consulta está no ar desde o dia 27 de outubro e ficará até o dia 10 de dezembro de 2020.

O projeto de aviso 5/2020 busca regulamentar, conforme os termos técnicos, “elementos informativos e documentais e os termos da apresentação” relativos ao “pedido de registo pelas entidades que pretendam exercer atividades com ativos virtuais” e também a pedidos de alteração de atividades correlatas.

Publicidade

Em nota oficial publicada pelo BdP, justifica-se que a consulta sobre o projeto tem em mente o interesse de entidades que exercem ou pretendem exercer as atividades relacionadas a ativos virtuais, a fim de tornar os pedidos de registro no Banco de Portugal mais eficientes, rápidos e com tramitação mais curta.

Segundo o BdP, o novo aviso irá fixar “os requisitos e demais formalidades a que deve obedecer quer o registo inicial, quer as alterações subsequentes que se verifiquem, através da padronização dos elementos a reportar e do estabelecimento de formulários”.

O atual projeto de aviso surgiu a partir da Lei n.º 58/2020, de 31 de agosto, que responsabiliza o Banco de Portugal pelo registo das entidades que exerçam atividades com ativos virtuais, consequentemente também implicando em sua verificação para prevenção de crimes financeiros como lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.

Os interessados em contribuir nesta consulta deverão enviar sua colaboração para o e-mail [email protected] sob o assunto “Resposta à Consulta Pública n.º 5/2020”.

VOCÊ PODE GOSTAR
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Moedas de ethereum à frente de ilustração de cadeado

A SEC vai finalmente aprovar os ETFs de Ethereum? Entenda

Vence no fim desta semana o prazo para a SEC aprovar ou não alguns pedidos de ETFs de Ethereum e a expectativa agora é mais positiva do que nunca
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais