Imagem da matéria: Governo do Egito Força Cidadãos a Minerarem Criptomoedas, Diz Estudo
Sites religiosos e pornográficos ‘infectam’ os usuários (Foto: Yasir Hussain)

O governo do Egito, ou entidades a ele ligadas, está, secretamente, forçando seus cidadãos a minerar criptomoedas. A reportagem do site Quartz mostra que o governo sequestrou conexões de usuários locais da Internet. A informação faz parte de um estudo desenvolvido por pesquisadores que estudam o tema segurança, na Universidade de Toronto, no Canadá.

Os pesquisadores identificaram um esquema chamado “AdHose”, que redireciona secretamente o tráfego da web egípcia para um malware que usa os computadores para minerar a criptomoeda Monero ou exibir anúncios.

Publicidade

Conforme o estudo, a AdHose conta com hardware instalado nas redes da Telecom Egypt e é usado de duas maneiras. A mais comum é o modo “spray”, que redireciona os navegadores para uma rede de anúncios ou malware de mineração (chamado Coinhive) a partir de qualquer site que o usuário infectado tenta visitar. Uma varredura feita em janeiro apontou que 95% dos dispositivos observados foram afetados por AdHose.

Site religioso e canal pornô

O segundo modo de atuação é o “Spray” e, conforme os pesquisadores, é usado com moderação. A alternativa é o modo “trickle” e que vem sendo usado de forma contínua. Ele redireciona o tráfego da web somente quando os usuários visitam sites específicos – estão na listas o site religioso CopticPope.org e o canal pornô Babylon-X.com.

O hardware usado para implementar a Adhose também funciona como uma ferramente de censura, Ela bloqueia o acesso a meios de comunicação, como a rede Al Jazeera e ONGs como a Human Right Watch. Os pesquisadores encontraram estruturas semelhantes na Turquia e na Síria. Em vez de criptografia ou anúncios, os usuários desses países acabavam instalando um spyware achando que estavam baixando programas anti-vírus legítimos.

O fabricante do hardware é a canadense Sandvine, que desde o ano passado juntou-se à Procera Networks. Segundo os pesquisadores, a empresa chamou o relatório por eles preparado de “falso, enganador e equivocado”.

Publicidade

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Eleições na Argentina: como a vitória de Milei ou Massa vai afetar o mercado cripto no país? 

Eleições na Argentina: como a vitória de Milei ou Massa vai afetar o mercado cripto no país? 

A Argentina elege neste domingo um novo presidente; especialistas explicam qual impacto a vitória de Milei ou Massa terá no mercado cripto
Imagem da matéria: PancakeSwap lança hub de jogos cripto e você vai poder ganhar tokens CAKE de graça

PancakeSwap lança hub de jogos cripto e você vai poder ganhar tokens CAKE de graça

A exchange descentralizada (DEX) PancakeSwap está se aventurando nos jogos; alguns são construídos em torno do token CAKE e NFTs
Smartphone com logo da Binance sob uma mesa de vidro

Binance deixará de listar Tornado Cash (TORN) e outras três criptomoedas; confira

Após o anúncio, o token TORN desabou mais de 40%
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

EUA querem US$ 4 bilhões da Binance para encerrar caso criminal, diz Bloomberg

O acordo pode determinar que Changpeng “CZ” Zhao enfrente acusações criminais nos EUA