Imagem da matéria: Governo do DF vai usar recursos do Banco Interamericano  para soluções com blockchain
Foto: Shutterstock

O Governo do Distrito Federal vai contratar uma empresa para desenvolver soluções com novas tecnologias como Blockchain para quatro regiões do estado. Os recursos vêm de um contrato de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, o PROCIDADES.

O chamamento público está aberto desde o dia 03 de dezembro e se encerra no próximo dia 15, segundo publicação no Diário Oficial do Distrito Federal. De acordo com a Manifestação de Interesse nº 004/2020, a empresa especializada contratada vai realizar o ‘Programa de Capacitação para Inovação de Empresas e Fornecedores do Distrito Federal’, batizado de ‘Desenvolve 4.0.

Publicidade

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED-DF), o programa é voltado para a quarta onda de transformação na indústria pela adoção de tecnologias para a integração do meio físico e virtual com automação e fluxo de dados. Como exemplo, o órgão descreve como inovação as tecnologias Blockchain; IoT; Big Data; Inteligência Artificial; e Biologia Sintética.

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, a empresa contratada vai desenvolver sistemas prioritariamente para as área de desenvolvimento econômico instaladas regiões administrativas de Ceilândia, Gama, Núcleo Bandeirantes e Santa Maria, diz a SED. Segundo o órgão, o prazo de execução é de 240 dias.

O programa também vai exigir da empresa contratada soluções para Gestão de processos, o que tange processos organizacionais e operacionais; Competências voltadas para inovação interna para estimular e suportar as demandas; e metodologias e ferramentas de inovação empresarial, como a ‘Design Thinking’.

Recursos do BID

De acordo com a SED, os recursos para o programa vêm de um acordo de empréstimo (nº 2957/OC-BR — Projeto BID BR-L-1076) firmado no ano 2014 entre o governo do estado e o BID, exclusivamente para uso no PROCIDADES e suas respectivas Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs).

Publicidade

O acordo na ocasião foi de “US$ 71.430.000,00”, cerca de R$ 360 milhões hoje. Contudo, o valor a ser usado no PROCIDADES não foi informado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM julga hoje a Olymp Trade, corretora proibida no Brasil promovida por Ronaldinho Gaúcho

A plataforma forex prometia retornos de até 92%
Imagem da matéria: "Jogo do Tigrinho" deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

“Jogo do Tigrinho” deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

A liberação do “Jogo do Tigrinho” deve ser feita por meio de portaria que será emitida pelo Ministério da Fazenda
moedas de bitcoin, ethereum e litecoin à frente de quadro negor, sob mesa de sala de aula

Itaú promove curso online gratuito sobre criptomoedas

O lançamento será na quinta-feira (25), com uma live especial no Youtube
Com troféu na mão, Jonas Spritzer Amar Jaimovick posa para foto

Criador da pirâmide JJ Invest reaparece pedindo mais dinheiro a suas vítimas

Entre as vítimas da JJ Invest estão o jogador Zico e o ator Sérgio Mallandro