Imagem da matéria: Governo de SP usa blockchain em novo serviço de transferência digital de veículos
Foto: Shutterstock

“Nós apostamos na digitalização”. A fala é do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, sobre a nova funcionalidade lançada na terça-feira (12) no aplicativo do Poupatempo, que permite ao usuário realizar a Transferência Digital de Veículos (TDV).

A Prodesp, Empresa de Tecnologia do Governo do Estado, publicou um artigo sobre o TDV sem citar o envolvimento de blockchain, a tecnologia que surgiu com o Bitcoin. No entanto, a entidade confirmou para o Portal do Bitcoin que utiliza a tecnologia para disponibilizar o novo serviço de transferência de veículos.

Publicidade

“O sistema desenvolvido em parceria pela Prodesp e o Detran-SP para a TDV no app do Poupatempo conta com tecnologia blockchain”, disse a entidade por e-mail.

De acordo o Prodesp, o processo de transferência digital de veículos é 100% automatizado e inédito no país, sendo São Paulo o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica, com todas as validações no mesmo acesso.

A função é válida para vendedores e compradores que possuem a conta GOV.BR nos níveis Prata ou Ouro – nesta primeira fase, para transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que já tenham o CRV-e em formato digital, dentro do território estadual.

O novo formato de transferência digital de veículos também dispensa a ida ao cartório, pois já permite a realização da autenticidade digital, não sendo necessário o reconhecimento de assinaturas por autenticidade.

Publicidade

Além disso, diz o Prodesp, no próprio ambiente do aplicativo, já será possível fazer o pagamento da taxa de transferência via pix, assim como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo, via intermediação da Secretaria da Fazenda e Planejamento no ambiente do aplicativo.

“É indispensável que a gente trilhe esse caminho do governo digital porque é um governo digital que vai dar eficiência, velocidade, transparência, economia de recursos, porque investir em digitalização é investir em eficiência, é economizar recursos, é dar transparência, evitar o descaminho”, comentou o governador de São Paulo no anúncio do novo serviço.

Transferência digital de veículos

Por enquanto, o procedimento será apenas entre pessoas físicas e que já tenham o CRV-e (Certificado de Registro de Veículos) em formato digital. Segundo Tarcísio, o próximo passo na iniciativa beneficiará a transferência entre o cliente e a revendedora.

No site do Detran-SP há um tutorial sobre o TDV e no X, antigo Twitter, a entidade fez uma publicação mostrando o passo a passo de como se registrar no Gov.br e então ter acesso ao serviço no Poupatempo.

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Polícia do RJ investiga grupo acusado de roubar R$ 30 milhões com pirâmide financeira

Para ganhar a confiança dos investidores, a empresa fraudulenta fazia convites para assistir jogos de futebol em camarote do Maracanã
Imagem da matéria: Times de futebol vão distribuir NFTs ao longo do Brasileirão; Veja como ganhar

Times de futebol vão distribuir NFTs ao longo do Brasileirão; Veja como ganhar

Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Vasco da Gama são times que integram a nova campanha da Chiliz
Tela de celular mostra logo da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil CVM

CVM ganhou R$ 832 milhões com multas aplicadas em 2023, um aumento de 1.791%

A autarquia também registrou o maior número de casos julgados desde 2019
Homem aponta controle para TV que emerge imagens em 3D

‘TV 3.0’ que chegará ao Brasil em 2025 vai precisar de internet ou conversor? Entenda

Novo sistema de transmissão para TVs promete enviar som e imagem com qualidades maiores, além de maior interatividade com o espectador