Imagem da matéria: Governo de SP usa blockchain em novo serviço de transferência digital de veículos
Foto: Shutterstock

“Nós apostamos na digitalização”. A fala é do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, sobre a nova funcionalidade lançada na terça-feira (12) no aplicativo do Poupatempo, que permite ao usuário realizar a Transferência Digital de Veículos (TDV).

A Prodesp, Empresa de Tecnologia do Governo do Estado, publicou um artigo sobre o TDV sem citar o envolvimento de blockchain, a tecnologia que surgiu com o Bitcoin. No entanto, a entidade confirmou para o Portal do Bitcoin que utiliza a tecnologia para disponibilizar o novo serviço de transferência de veículos.

Publicidade

“O sistema desenvolvido em parceria pela Prodesp e o Detran-SP para a TDV no app do Poupatempo conta com tecnologia blockchain”, disse a entidade por e-mail.

De acordo o Prodesp, o processo de transferência digital de veículos é 100% automatizado e inédito no país, sendo São Paulo o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica, com todas as validações no mesmo acesso.

A função é válida para vendedores e compradores que possuem a conta GOV.BR nos níveis Prata ou Ouro – nesta primeira fase, para transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que já tenham o CRV-e em formato digital, dentro do território estadual.

O novo formato de transferência digital de veículos também dispensa a ida ao cartório, pois já permite a realização da autenticidade digital, não sendo necessário o reconhecimento de assinaturas por autenticidade.

Publicidade

Além disso, diz o Prodesp, no próprio ambiente do aplicativo, já será possível fazer o pagamento da taxa de transferência via pix, assim como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo, via intermediação da Secretaria da Fazenda e Planejamento no ambiente do aplicativo.

“É indispensável que a gente trilhe esse caminho do governo digital porque é um governo digital que vai dar eficiência, velocidade, transparência, economia de recursos, porque investir em digitalização é investir em eficiência, é economizar recursos, é dar transparência, evitar o descaminho”, comentou o governador de São Paulo no anúncio do novo serviço.

Transferência digital de veículos

Por enquanto, o procedimento será apenas entre pessoas físicas e que já tenham o CRV-e (Certificado de Registro de Veículos) em formato digital. Segundo Tarcísio, o próximo passo na iniciativa beneficiará a transferência entre o cliente e a revendedora.

No site do Detran-SP há um tutorial sobre o TDV e no X, antigo Twitter, a entidade fez uma publicação mostrando o passo a passo de como se registrar no Gov.br e então ter acesso ao serviço no Poupatempo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Martelo de justiça feito de madeira

Justiça suspende passaporte de sócio da pirâmide Canis Majoris

O magistrado justificou a decisão como medida para garantir o andamento do processo e coibir manobras protelatórias
Hacker segurando moeda bitcoin

Hackers roubam R$ 1 bilhão de contas mantidas no BC e tentam lavar fundos com criptomoedas

CEO da SmartPay detectou um tráfego irregular e conseguiu agir contra a lavagem do dinheiro oriundo do hack na C&M Software
Empresário dono da Fiji Solutions, Bueno Aires, falando ao microfone

Justiça reduz em 15 anos pena de criador da pirâmide financeira Fiji Solutions

A empresa captava recursos sem autorização da CVM enquanto prometia pagamentos expressivos por meio de operações com criptomoedas
Braço robótico expõe moeda de Ethereum ETH

CVM suspende empresa que prometia lucros de 1.100% com robô trader

CVM determina suspensão imediata de ofertas ilegais de administração de carteiras pela internet