Imagem da matéria: Governo da Ucrânia discute usar energia nuclear para minerar bitcoin
Usina de energia nuclear em Kiev (Foto: Shutterstock)

O governo da Ucrânia vem discutindo usar energia nuclear do país na construção de um centro de mineração de bitcoin, segundo uma reunião de representantes do Ministério da Energia divulgada pelo governo do país. De acordo com o órgão, as discussões estão sendo feitas com a agência de energia ucraniana Energoatom e com a empresa fabricante de mineradoras de bitcoin Hotmine. 

O projeto, contudo, deve passar por várias fases antes de começar a ser traçado, segundo o vice-ministro do Ministério de Energia para Desenvolvimento Digital, Yevhen Vladimirov. Para ele, tanto a regulamentação da atividade de mineração de criptomoedas quanto os cálculos de produção e demanda por eletricidade devem estar muito bem esclarecidos antes de tudo.

Publicidade

No entanto, ele sugeriu estar ansioso para a nova fonte de renda: “A carga constante nas unidades de energia nuclear pode trazer lucro adicional para a Energoatom e permitir que empresas operem e paguem impostos sobre o orçamento”, disse Vladimirov.

Oles Slobodenyuk, CEO da Hotmine, foi além. Ele acredita que com a energia nuclear disponível na Ucrânia pode tornar o país um dos líderes mundiais em tecnologias digitais. Slobodenyuk está prestes a lançar um projeto para criar uma estação de energia digital descentralizada na Ucrânia.

“A geração e transporte de eletricidade é um processo complexo e que exige muitos recursos. Além disso, é um processo vital para a humanidade, por isso não é surpreendente que, como os mercados financeiros, seja controlado por Estados. Mas um sistema financeiro digital descentralizado também requer um sistema de energia descentralizado”, disse.

Reunião do Ministério da Energia na Ucrânia (Foto: Divulgação)

Após a apresentação do projeto de mineração de criptomoeda com energia nuclear, diz a nota, os representantes dos ministérios, da Energoatom e Hotmine se comprometeram em elaborar um memorando que vai definir as medidas específicas para estabelecer a atratividade dos investimentos na nova empreitada.

Publicidade

Mineração de bitcoin a 3 gigawatts

Não está claro o tamanho do centro de mineração que o governo ucraniano quer criar, comentou o The Block sobre o assunto. Segundo apurou o site, de acordo com um relatório da Data Center Dynamics, a capacidade ucraniana pode chegar a 3 gigawatts de potência.

Para contextualizar, diz a publicação, algumas das maiores fazendas chinesas de mineração de bitcoin operaram com essa marca de gigawatts — oriunda de eletricidade hidrelétrica — durante a estação chuvosa do ano passado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Novo computador da IBM  aproxima ameaça quântica ao Bitcoin

Novo computador da IBM aproxima ameaça quântica ao Bitcoin

Sistema Starling da IBM pode encurtar o prazo para que computadores quânticos desafiem as bases criptográficas do Bitcoin
Scott Bessent fala em auditório nos EUA - stablecoins

Mercado de stablecoins dos EUA pode ultrapassar US$ 2 tri em 2028, diz secretário do Tesouro

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que número é bastante razoável, mas que mercado pode ser maior
moeda de bitcoin em meio a codigos de computador

Devs do Bitcoin Core chegam a consenso e aumentarão limite do OP_RETURN; entenda

A versão do Bitcoin Core 30.0 será lançada em outubro com aumento de 80 bytes para quase 4 MB para o OP_RETURN
moeda de bitcoin em luz vermelha

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 107 mil em dia de queda no mercado cripto

Apesar das quedas, especialistas afirmam que as condições macroeconômicas permanecem construtivas para a alocação de capital em ativos digitais