Imagem da matéria: Governo da Coreia do Sul reativa agência de inteligência para investigar caso Terra (LUNA)
(Foto: Shutterstock)

O governo da Coreia do Sul reativou uma antiga agência de inteligência para investigar a empresa de blockchain Terraforms Labs e seu criador, o também sul-coreano Do Kwon, responsáveis pelo colapso da criptomoeda Terra (LUNA) e da stablecoin TerraUSD (UST).

Chamada ‘Yeouido Grim Reaper’, a agência, que estava desativada há cerca de dois anos, é especializada em explorar a atuação irregular de empresas do mercado financeiro, bem como detectar crimes no setor e reportar à “CVM” sul-coreana, segundo o site local SBS na última quarta-feira (18).

Publicidade

A Yeouido Grim Reaper havia sido desativada após uma reforma no Ministério Público Federal da Coreia do Sul. A equipe da agência era composta por 48 servidores, incluindo sete procuradores. Reativada agora pelo ministro da Justiça Han Dong-hoon, a agência será a pedra no sapato de Kwon.

Fora isso, tanto Kwon quanto a Terraforms já enfrentam processos de supostas vítimas que se sentiram lesadas e que pedem na Justiça ressarcimento e pedido de bloqueio de bens. Ainda de acordo com o SBS, um funcionário disse que além do caso Terraforms, também serão retomadas outras investigações que foram interrompidas.

O que aconteceu com Terra (LUNA) e o papel da UST

O sistema que regia o ecossistema Terra funcionava assim: toda vez que UST era comprado, uma quantidade do token LUNA era queimado. Isso fazia a criptomoeda subir de preço. Assim, a Terraform Labs, que tinha uma enorme quantidade de LUNA, ficava cada vez mais rica.

Com esse dinheiro a entidade fazia aportes no protocolo Anchor, um outro ponto crucial do ecossistema. Grande parte do volume de UST estava alocado no protocolo Anchor, que pagava juros de cerca de 20% ao ano para quem mantivesse seus recursos na plataforma – esse dinheiro seria então emprestado, daí a recompensa.

Publicidade

Quando o UST perdeu a paridade com o dólar, deixou de ser comprada e os tokens de LUNA começaram a perder valor.

A grade questão a cerca do ecossistema da Terra, tanto com LUNA e UST, é que as promessas iam muito além da capacidade de entrega do sistema. “ A real é que a promessa de 20% sem risco era ‘to good to be true”, disse o trader Daniel Duarte ao Portal do Bitcoin.

You May Also Like
Imagem da matéria: Coinbase volta a ter lucro e ações disparam 11% em NY

Coinbase volta a ter lucro e ações disparam 11% em NY

A Coinbase teve lucro de US$ 273,4 milhões no quarto trimestre de 2023, graças à maior receita de juros obtida em suas reservas de stablecoin e outros produtos
Imagem da matéria: Bitcoin quebra a resistência dos $50K, sinalizando possível início da Bull Run, enquanto a Pullix se prepara para lançamento em breve

Bitcoin quebra a resistência dos $50K, sinalizando possível início da Bull Run, enquanto a Pullix se prepara para lançamento em breve

Impulso positivo no mundo das criptomoedas também está preparando o terreno para o lançamento iminente da Pullix (PLX)
Imagem da matéria: Michael Saylor diz que demanda por produtos de Bitcoin é 10 vezes maior que a oferta

Michael Saylor diz que demanda por produtos de Bitcoin é 10 vezes maior que a oferta

“Há dez vezes mais demanda por Bitcoin nesses ETFs do que oferta vinda dos vendedores naturais que são os mineradores”, disse Michael Saylor
Imagem da matéria: Carteira Recomendada do MB Research indica Bitcoin como principal ativo do mês

Carteira Recomendada do MB Research indica Bitcoin como principal ativo do mês

Para a Carteira Conservadora, os analistas do MB Research dividiram 70% em Bitcoin, 23% em Ethereum e 7% em Solana.