Governo brasileiro contrata Blockchain Academy para dar treinamento a servidores do Dataprev

Governo brasileiro contrata empresa para dar treinamento sobre blockchain a órgão da Previdência, a Dataprev
Edifício-sede da Dataprev, em Brasília. (Foto: Divulgação)


O governo brasileiro contratou a empresa de cursos Blockchain Academy para dar treinamento sobre a tecnologia blockchain a servidores do Dataprev. O órgão, vinculado ao Ministério da Economia, é responsável pela gestão da base de dados sociais brasileira.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (11), o valor pago pelo serviço será de R$ 49 mil. O curso será realizado nas dependências da entidade no Rio de Janeiro.

Segundo a publicação, a Blockchain Academy vai oferecer um “treinamento sobre arquitetura e modelos de negócios utilizando Blockchain”.

“Atendendo a demanda da Dataprev, ministramos um curso que partiu desde conceitos básicos até especificações técnicas em Hyperledger”, disse a empresa por email ao Portal do Bitcoin

Conforme nota, a Blockchain Academy acredita que a instituição fornece um conteúdo de alta qualidade considerando os atuais esforços do mercado e o momento das tecnologias envolvidas.

O contrato, conforme o DOU, foi assinado em 14 de novembro e a capacitação vai ocorrer na modalidade “in company”

Capacitações dessa categoria são um tipo de treinamento voltado para atender as necessidades específicas de uma organização.



Ainda sobre o documento, a admissão foi feita na modalidade sem licitação, conforme o artigo 30 da Lei 13.303/2016 — “a contratação direta será feita quando houver inviabilidade de competição”.

Blockchain na Dataprev

A Dataprev, empresa pública ligada ao Ministério da Economia e que também é responsável por processar outros dados sociais do governo, já vem adotando blockchain em alguns de seus projetos.

Em novembro de 2018 a empresa desenvolveu, em conjunto com a Receita Federal, um sistema de troca de informações da base de cadastro dos CPFs baseado na tecnologia.

No ano passado, o governo brasileiro também contratou os serviços da empresa.

O curso ministrado foi “Criptomoedas, blockchain e infraestruturas similares para negócios e para desenvolvedores” e ofereceu os níveis introdutório, intermediário e avançado sobre a tecnologia para uma turma fechada da Dataprev.

As aulas, segundo a Blockchain Academy, abarcaram tanto treinamentos iniciais para pessoas que não tinham ouvido falar sobre a tecnologia quanto questões mais avançadas de inovação e de área técnica.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br