Edifício-sede da Dataprev, em Brasília.
(Foto: Divulgação)

O governo brasileiro contratou a empresa de cursos Blockchain Academy para dar treinamento sobre a tecnologia blockchain a servidores do Dataprev. O órgão, vinculado ao Ministério da Economia, é responsável pela gestão da base de dados sociais brasileira.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (11), o valor pago pelo serviço será de R$ 49 mil. O curso será realizado nas dependências da entidade no Rio de Janeiro.

Publicidade

Segundo a publicação, a Blockchain Academy vai oferecer um “treinamento sobre arquitetura e modelos de negócios utilizando Blockchain”.

“Atendendo a demanda da Dataprev, ministramos um curso que partiu desde conceitos básicos até especificações técnicas em Hyperledger”, disse a empresa por email ao Portal do Bitcoin

Conforme nota, a Blockchain Academy acredita que a instituição fornece um conteúdo de alta qualidade considerando os atuais esforços do mercado e o momento das tecnologias envolvidas.

O contrato, conforme o DOU, foi assinado em 14 de novembro e a capacitação vai ocorrer na modalidade “in company”

Capacitações dessa categoria são um tipo de treinamento voltado para atender as necessidades específicas de uma organização.

Ainda sobre o documento, a admissão foi feita na modalidade sem licitação, conforme o artigo 30 da Lei 13.303/2016 — “a contratação direta será feita quando houver inviabilidade de competição”.

Publicidade

Blockchain na Dataprev

A Dataprev, empresa pública ligada ao Ministério da Economia e que também é responsável por processar outros dados sociais do governo, já vem adotando blockchain em alguns de seus projetos.

Em novembro de 2018 a empresa desenvolveu, em conjunto com a Receita Federal, um sistema de troca de informações da base de cadastro dos CPFs baseado na tecnologia.

No ano passado, o governo brasileiro também contratou os serviços da empresa.

O curso ministrado foi “Criptomoedas, blockchain e infraestruturas similares para negócios e para desenvolvedores” e ofereceu os níveis introdutório, intermediário e avançado sobre a tecnologia para uma turma fechada da Dataprev.

As aulas, segundo a Blockchain Academy, abarcaram tanto treinamentos iniciais para pessoas que não tinham ouvido falar sobre a tecnologia quanto questões mais avançadas de inovação e de área técnica.

Publicidade

BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”