Google quer ajudar no desenvolvimento de produtos blockchain e de Web 3, diz CEO da Alphabet

O conglomerado de tecnologia e dono da Google está considerando como implementar blockchain a seu negócio, segundo o CEO Sundar Pichai
Imagem da matéria: Google quer ajudar no desenvolvimento de produtos blockchain e de Web 3, diz CEO da Alphabet

Foto: Shutterstock

Alphabet Inc., o conglomerado de tecnologia dono do Google, disse que está ativamente analisando como pode implementar redes de Web 3 e blockchain a seu negócio.

Em sua videoconferência dos resultados financeiros do quarto trimestre de 2021 na terça-feira (1º), o CEO Sundar Pichai disse que a empresa estava “definitivamente analisando blockchain” como “uma tecnologia interessante e poderosas com várias aplicações”.

Publicidade

Em janeiro, o Google contratou o ex-vice-presidente e arquiteto de produtos do PayPal Arnold Goldberg para liderar sua divisão de pagamentos. A empresa disse que estava analisando serviços financeiros, como cartões de crédito e débito com bitcoin (BTC).

“Como uma empresa, estamos analisando como podemos contribuir ao ecossistema [Web 3] e acrescentar valor”, disse Pichai na videoconferência.

“Apenas para dar um exemplo… Nossa equipe [Google] Cloud está analisando como podem apoiar as necessidades de nossos clientes no desenvolvimento, transação e armazenamento de valor e implementação de novos produtos em plataformas desenvolvidas em blockchain”, disse.

“Então, sem dúvidas, iremos acompanhar o setor de perto e apoiá-lo quando pudermos.”

Web 3 se refere ao próximo passo da internet, atualmente sob desenvolvimento, que visa ser mais descentralizada. A ideia é que pessoas sejam capazes de usar a internet sem abrir mão de seus dados.

Aplicações Web 3 já existem e tendem a usar redes blockchains. As comunidades por trás do Bitcoin e Ethereum, as redes que alimentam as duas maiores criptomoedas por capitalização de mercado, afirmam que sua tecnologia irá liderar a próxima evolução da web.

Publicidade

Pichai também disse que o Google “se beneficiou tremendamente” de tecnologias de código aberto. Web 3 usa produtos descentralizados e de código aberto: produtos ao qual qualquer desenvolvedor pode contribuir e o Google planeja se envolver, afirmou o CEO.

O Google já acolheu os criptoativos: Google Pay, um aplicativo para celulares Android que permite que usuários façam pagamentos por aproximação e aceito por milhões de comerciantes ao redor do mundo, acrescentou uma integração ao Coinbase Card, um cartão de débito com bandeira Visa que permite pagamentos com bitcoin.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.