Imagem da matéria: Google Cloud cria equipe para explorar mercado da tecnologia Web 3
(Foto: Shutterstock)

Até que não demorou muito. Três meses após a Alphabet Inc. – a holding dona do Google – afirmar que estava analisando a Web 3, sua unidade de computação em nuvem criou uma equipe focada na tecnologia.

De acordo com a CNBC, Amit Zavery, vice-presidente do Google Cloud, contou a seus funcionários via e-mail que a ideia é tornar a plataforma em nuvem da empresa na escolha de preferência de desenvolvedores.

Publicidade

“O mundo ainda está começando a se envolver com a Web 3, é um mercado que já está demonstrando bastante potencial à medida que muitos clientes estão nos pedindo para aumentar nosso suporte para tecnologias relacionadas à Web 3 e a Cripto”, escreveu.

A Web 3 se refere à próxima geração de aplicações de internet que foca na descentralização, permitindo que usuários tenham mais controle sobre seus dados.

A equipe da Google irá trabalhar em serviços de backend para desenvolvedores que criam aplicações Web 3, segundo o e-mail.

Competição no blockchain

Em fevereiro, durante a teleconferência de resultados da Alphabet, referente ao quarto trimestre de 2021, o CEO Sundar Pichai havia dito que a equipe do Google Cloud seria apenas uma das formas nas quais a empresa se posicionaria para competir na tecnologia blockchain.

Publicidade

“Na Web 3, estamos certamente analisando blockchain e é uma tecnologia tão interessante e poderosa com amplas implementações e que se torna tão ampla em qualquer aplicação. Então, como uma empresa, estamos analisando como podemos contribuir com o ecossistema e acrescentar valor”, afirmou Pichai durante a conferência, respondendo a uma pergunta de Doug Anmuth, analista do JP Morgan.

“Um exemplo: Nossa equipe [Google] Cloud está analisando como podem apoiar as necessidades de nossos clientes no desenvolvimento, na transação, no armazenamento de valor e implementação de novos produtos em plataformas desenvolvidas em blockchain.”

A empresa está analisando como consegue se encaixar no setor cripto há um tempo.

Em janeiro, a Google contratou Arnold Goldberg, ex-arquiteto de produtos do PayPal, para liderar sua divisão de pagamentos. Ele ainda estava na empresa de pagamentos quando foi anunciado que clientes poderiam usar suas contas para comprar bitcoin (BTC) e ether (ETH).

“Cripto é algo no qual prestamos muita atenção”, disse Bill Ready, presidente de comércio da Google, em entrevista à Bloomberg em janeiro. “À medida que a demanda por usuários e a demanda comercial evolui, vamos evoluir com elas.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo "roubo" de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo “roubo” de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em meio a casos de bloqueio de saques na BitcoinToYou, caso antigo entre os sócios da empresa envolvendo o roubo de criptoativos vem à tona
Imagem da matéria: O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

Cadu Moura comenta um debate importante sobre o futuro do dinheiro feito durante o Web Summit Rio
Imagem da matéria: OKX corta taxas de negociação e introduz taxa negativa no Brasil; entenda

OKX corta taxas de negociação e introduz taxa negativa no Brasil; entenda

Segundo a OKX, haverá um modelo de níveis em que usuários poderão ter taxas de maker negativas ou zeradas dependendo do saldo na exchange
Imagem da matéria: PayPal quer dar recompensas extras a mineradores de Bitcoin que usam energia renovável

PayPal quer dar recompensas extras a mineradores de Bitcoin que usam energia renovável

O plano do PayPal é acelerar a transição para energia limpa na mineração da criptomoeda