Imagem da matéria: Furnas quer contratar empresa de blockchain para sistema de governança
Fonte: Wikipedia

Furnas Centrais Elétricas S/A, empresa do setor de energia subsidiada pela Eletrobras, anunciou nesta terça-feira (15) a abertura de processo de licitação para a contratação de uma empresa especializada na tecnologia blockchain para a criação e governança de um ambiente baseado em dados distribuídos. Furnas e Eletrobras são entidades vinculadas ao Ministério de Minas e Energia.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, a sessão de abertura das propostas será realizada remotamente, conforme disposto no edital, e as propostas deverão ser encaminhadas até o dia 09 de julho. A licitação, diz o comunicado, vai ocorrer no modo de disputa, considerando a empreitada por preço global para o quesito ‘regime de execução’, e também pela melhor combinação entre técnica e preço para o tipo de certame. 

Publicidade

A abertura das propostas e início da Sessão de Disputa de Preços relativa à Licitação LI.GS.A.00044.2021, foi estabelecida para o dia 18/08/2021, às 14:30h. O edital não informou, contudo, o fundo disponível para aplicar no projeto, mas descreveu, porém, que “a proposta de preço deverá incluir todos os custos e despesas, tais como: custos diretos e indiretos, tributos, encargos sociais, trabalhistas e previdenciários, seguros, taxas, lucro, uniformes, alimentação, transporte e outros necessários ao cumprimento integral do objeto”.

Além do licitante ter que comprovar capacidade técnico-operacional no setor de blockchain, ele terá também que provar que executou serviços de criação e governança de ambiente com base na tecnologia blockchain, ou outras atividades relacionadas, como Hyperledger Fabric, R3 Corda, “mediante apresentação de atestado(s) de capacidade técnica emitido(s) em nome do licitante, por pessoa jurídica de direito público ou privado”, diz o edital.

Após concluída a análise das propostas e definida a ordem de classificação das empresas, o Agente de Licitação convocará nova sessão pública para divulgação do resultado.

Pesquisa e desenvolvimento em blockchain

No ano passado, Furnas também fez um chamamento público para seu Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Furnas 2020 a fim de explorar novas propostas para as áreas de interesse e temas selecionados pela empresa.

Publicidade

Na ocasião, foram descritos 33 temas, dentre eles, fontes alternativas de geração de energia elétrica, inteligência e segurança operacional, aplicações blockchain para geradoras e transmissoras do setor elétrico e inteligência artificial.

VOCÊ PODE GOSTAR
Bárbara Espir posa para foto

Bitso nomeia nova country manager para operação no Brasil

Bárbara Espir terá como missão continuar a expansão da Bitso no país
Ilustração gerada por IA de dois homens engravatados com rostos de hamster e TON

A TON suportará o airdrop do jogo ‘Hamster Kombat’ no Telegram?

A rede TON, que distribuirá tokens HMSTR aos jogadores neste mês, sofreu duas panes nesta semana
Agentes da PF e Receita em ação durante a operação Niflheim

PF caça grupo criminoso que movimentou R$ 55 bilhões em criptomoedas para o exterior

Investigados por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, líderes de três grupos atuavam a partir da cidade de Caxias do Sul (RS) e de Orlando (EUA)
moeda de Bitcoin em cima de globo terrestre e mundo

Brasil é o 10º país com maior adoção de criptomoedas em 2024, diz estudo

No índice global da Chainalysis, que classifica os 20 principais países em adoção, lideram Índia (1º), Nigéria (2º) e Indonésia (3º); veja lista completa