Imagem da matéria: Furnas quer contratar empresa de blockchain para sistema de governança
Fonte: Wikipedia

Furnas Centrais Elétricas S/A, empresa do setor de energia subsidiada pela Eletrobras, anunciou nesta terça-feira (15) a abertura de processo de licitação para a contratação de uma empresa especializada na tecnologia blockchain para a criação e governança de um ambiente baseado em dados distribuídos. Furnas e Eletrobras são entidades vinculadas ao Ministério de Minas e Energia.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, a sessão de abertura das propostas será realizada remotamente, conforme disposto no edital, e as propostas deverão ser encaminhadas até o dia 09 de julho. A licitação, diz o comunicado, vai ocorrer no modo de disputa, considerando a empreitada por preço global para o quesito ‘regime de execução’, e também pela melhor combinação entre técnica e preço para o tipo de certame. 

Publicidade

A abertura das propostas e início da Sessão de Disputa de Preços relativa à Licitação LI.GS.A.00044.2021, foi estabelecida para o dia 18/08/2021, às 14:30h. O edital não informou, contudo, o fundo disponível para aplicar no projeto, mas descreveu, porém, que “a proposta de preço deverá incluir todos os custos e despesas, tais como: custos diretos e indiretos, tributos, encargos sociais, trabalhistas e previdenciários, seguros, taxas, lucro, uniformes, alimentação, transporte e outros necessários ao cumprimento integral do objeto”.

Além do licitante ter que comprovar capacidade técnico-operacional no setor de blockchain, ele terá também que provar que executou serviços de criação e governança de ambiente com base na tecnologia blockchain, ou outras atividades relacionadas, como Hyperledger Fabric, R3 Corda, “mediante apresentação de atestado(s) de capacidade técnica emitido(s) em nome do licitante, por pessoa jurídica de direito público ou privado”, diz o edital.

Após concluída a análise das propostas e definida a ordem de classificação das empresas, o Agente de Licitação convocará nova sessão pública para divulgação do resultado.

Pesquisa e desenvolvimento em blockchain

No ano passado, Furnas também fez um chamamento público para seu Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Furnas 2020 a fim de explorar novas propostas para as áreas de interesse e temas selecionados pela empresa.

Publicidade

Na ocasião, foram descritos 33 temas, dentre eles, fontes alternativas de geração de energia elétrica, inteligência e segurança operacional, aplicações blockchain para geradoras e transmissoras do setor elétrico e inteligência artificial.

VOCÊ PODE GOSTAR
chaveiro com moeda de bitcoin em cima de teclado de laptop

O que são chaves privadas na blockchain e quais seus benefícios? | Opinião

Autor explica os cinco pilares fundamentais para a custódia segura de chaves privadas
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo