Imagem da matéria: Fundo a16z usa poder para influenciar votação dentro da Uniswap e revolta comunidade
Foto: Shutterstock

É mais um dia de surpresas com experimentos de governança no setor cripto. 

Dessa vez, a Uniswap foi o foco de uma nova proposta polêmica de implementar o protocolo de negociação na BNB Chain.

Publicidade

Mais especificamente, alguns analistas questionaram pontos estruturais e estão preocupados com a emergência de uma baleia influente no processo de governança do projeto. 

Essa baleia é o fundo de capital de risco Andreessen Horowitz, ou a16z, que implantou todos os 15 milhões de seus tokens UNI para votar contra a proposta atual. O UNI é o token nativo da Uniswap, que funciona como um token de governança, permitindo que os usuários votem em propostas-chave.

Esta não é a primeira vez que a a16z é acusada de ser uma força centralizadora nas finanças descentralizadas — apesar das suas tentativas de diversificar a sua influência na governança de protocolos DeFi, delegando o seu poder de voto a várias startups e universidades.

A principal afirmação da empresa que desencadeou sua última votação usando todos seus tokens parece ser menos sobre a implantação real na BNB chain, e mais sobre os meios pelos quais essa implantação ocorreria. 

A proposta atual sugere o uso da “ponte” Wormhole, enquanto a a16z sinalizou na fase de “controle da temperatura” da governança, que preferiria utilizar o LayerZero — um protocolo-ponte apoiado pela empresa de capital de risco. 

A Wormhole é apoiada atualmente por outra empresa chamada Jump Crypto — que ainda precisa votar na atual proposta.  As pontes cripto permitem que os usuários movam criptomoedas não nativas de uma blockchain para outra. 

Acontece que o Cripto Twitter está dividido sobre essa votação de governança. A votação pesada da a16z gerou um debate acalorado por lá.

Publicidade

“O conluio Uniswap/a16z/Paradigm é a pior coisa que existe em DeFi hoje, tente mudar minha opinião”, escreveu o usuário @safetyth1rd.

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, questionou sua audiência de 8,1 milhões de seguidores: “A Uniswap é controlada pela a16z?”

O pesquisador de DeFi, Chris Blec, também disse que “os cartéis anticoncorrenciais no DeFi são reais”, em resposta à votação maciça da a16z. Em outro tweet, ele afirmou que a “a16z é praticamente dona do protocolo Uniswap” e a empresa “decidirá como serão as futuras versões” do projeto. 

“Talvez vocês ainda não tenham entendido, detentores de UNI. Deixe-me soletrar para você: a16z É DONA do protocolo Uniswap. Eles são os PROPRIETÁRIOS CONTROLADORES do protocolo. ELES decidirão como serão as futuras versões da Uniswap. ELES controlam o tesouro. Isso é deles. Não é teu. Capeesh?

Entretanto, outros tomaram uma posição muito diferente: o cofundador da Tornado Cash, Roman Semenov, disse que ele não “vê nada de errado” e que “é assim que um mercado livre deve funcionar”. 

Publicidade

O usuário DegenSpartan tweetou que o voto maciço da empresa de capital de risco “não é um bug, mas sim um recurso”, afirmando também que “se você quer mais votos, precisa comprar mais criptomoedas”. 

“Ninguém disse que era uma democracia? a “vontade da comunidade” é a vontade de qualquer cartel ou baleia que tenha a maioria de votos, não a vontade do campesinato repugnante”, escreveu @DegenSpartan.

Próximos passos para a votação da Uniswap

A votação está longe de terminar: o prazo final é 10 de fevereiro, e hoje a batalha da governança transformou-se consideravelmente. 

Embora 15 milhões de tokens UNI sejam uma soma pesada, esse montante representa cerca de 2% da oferta circulante atual do ativo e 1,5% da oferta total.

Dessa forma, a extensão do suposto controle da a16z sobre a Uniswap pode ter sido exagerada quando seus 15 milhões de votos “não” foram inicialmente a maioria de todos os votos expressos. 

Publicidade
Peso de votos da proposta “Implantar Uniswap V3 na BNB Chain” desde 6 de fevereiro (Fonte: Tally)
Peso de votos da proposta “Implantar Uniswap V3 na BNB Chain” desde 6 de fevereiro (Fonte: Tally)

Nas últimas 24 horas, os votos de várias outras baleias — como 5,76 milhões de Robert Lesher da Compound Labs, 4,92 milhões da GFX Labs e 3,5 milhões da Blockchain at Michigan — contrabalançaram o posicionamento da a16z, com a contagem atual da proposta por volta de 62% a favor e 38% contra.

Então, será que a a16z REALMENTE controla a Uniswap? Parece que não é bem assim.

* Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
Talvez você queira ler
Mão operando um hologrma

Os reguladores já estão entendendo o valor da tokenização! E você? | Opinião

A tokenização surge como protagonista no atual cenário, e a CVM já expressou sua visão sobre esse fenômeno, sinalizando uma compreensão além da simples digitalização de ativos
Fundador Terraform Labs Do Kwon

EUA e Coreia do Sul disputam prisão do criador da LUNA após extradição ser aprovada

Antes de ser extraditado, Do Kwon ainda cumprirá sua sentença de quatro meses em Montenegro por falsificação de documentos
Imagem da matéria: Blast: Conheça o novo protocolo de segunda camada do Ethereum que já atraiu US$ 30 milhões no lançamento

Blast: Conheça o novo protocolo de segunda camada do Ethereum que já atraiu US$ 30 milhões no lançamento

Blast promete trazer ganhos de staking obtidos na blockchain principal para a segunda camada e projeto abarca também stablecoins
Imagem da matéria: Patex: Nova exchange de criptomoedas promete chegar ao Brasil em 2024 sob comando de ex-diretor da Binance

Patex: Nova exchange de criptomoedas promete chegar ao Brasil em 2024 sob comando de ex-diretor da Binance

Além de ser uma plataforma de negociação, a Patex irá focar na educação, com a criação de um campus virtual para cursos e especializações