Imagem da matéria: Fundador da Clear e Ex-Diretor da XP Investimentos cria Empresa Baseada em Blockchain
Roberto Lee à direita (Foto: João Castellano/Istoé)

Roberto Lee encontra no Blockchain o caminho para reduzir as limitações para investidores brasileiros e com isso resolve abandonar a XP investimentos e fundar uma nova corretora nos Estados Unidos.

A Avenue Securities, apesar de possuir sede em Miami, terá seu foco voltado para investidores na América Latina. Aqui no Brasil, ela funcionará por meio de um aplicativo chamado Avenue Brasil.

Publicidade

A empresa, que deve começar operar em setembro, após receber a autorização para seu funcionamento nos Estados Unidos, promete retirar a parte burocrática para que brasileiros acessem a bolsa americana e para isso a companhia vai utilizar o Blockchain.

A chamada tecnologia disruptiva permite registro de informações com mais segurança e rastreabilidade evitando, assim, a violação dos dados por terceiros o que afasta a necessidade de uma série de burocracias para a verificação e validação de dados.

Segundo informações da Folha de São Paulo, a companhia inicialmente deve operar com investimentos em renda fixa, como títulos de dívida das empresas e de países, além de fundos que replicam índices de ações ou renda fixa, os chamados ETFs (sigla em inglês para Exchange Traded Funds).

A Avenue terá um site em português voltado para o investidor brasileiro e será auto explicativo. Nesse site, haverá o preenchimento de um cadastro, como qualquer outra corretora, tendo em vista que se trata de regras de suitability, a qual se propõe a apontar o investimento certo de acordo com o perfil de risco de cada pessoa.

Publicidade

Para um brasileiro fazer investimento fora do país, basta que a pessoa no transfira recursos pelo aplicativo no Brasil diretamente para a Avenue nos Estados Unidos. Roberto Lee afirma que vai utilizar o sistema como uma câmara de compensação (clearing no jargão do setor), registrando a quantidade de recursos aqui e sua correspondência no exterior.

Para que haja a garantia dessa aplicação feita no Brasil ocorrer imediatamente nos Estados Unidos, será mantido nesse país uma espécie de colchão de recursos. Assim, não será necessário aguardar a chegada do recurso empenhado pelo investidor brasileiro para que a operação ocorra.

Robert Lee afirma que o fechamento do câmbio será feito a partir de volumes maiores, de vários clientes. A Avenue se compromete a pagar eventuais resgates em cerca de horas.

A ideia de fundar a Avenue Securities veio após Roberto Lee constatar que a taxa Selic aos atuais 6,5% não seria um bom atrativo para investidores que poderiam ganhar muito mais em outros tipos de investimentos.

Publicidade

Lee afirma que isso fatalmente comprometeria o crescimento da XP investimentos: “Levando em consideração a demanda que se via na XP, em 2019 haverá cerca de R$ 250 bilhões em recursos de brasileiros que, pelo tamanho do nosso mercado, não terão para onde ir”.

Fase embrionária com bom investimento

A Avenue Securitires é a terceira que será fundada por Roberto Lee. Apesar de se tratar ainda de um projeto que se iniciará no final desse ano, a empresa já captou 25 milhões de reais

O principal investidor é a Vectis Partners, empresa de participações de Patrick Ogrady, ex-presidente da XP Gestão, Alexandre Aoude, ex-presidente do Deutsche Bank no Brasil e ex-vice-presidente do banco Pine, e Paulo Lemman, filho do empresário Jorge Paulo Lemman.

Antes da Avenue

Há quatro anos, Lee vendeu sua corretora Clear para a XP Investimentos, a qual objetivava aumentar seu potencial tecnológico, o que era um ponto forte da Clear.

Roberto Lee foi absorvido pela XP junto com a Clear. Ele diz que tinha a expectativa de acompanhar a demanda de 200 clientes por dia, mas viu que o número foi de vezes maior do que isso.

Publicidade

Lee deixou a XP investimentos após a compra dessa empresa pelo Itaú. O motivo era simples: a taxa Selic não seria um bom atrativo e assim partiu para o atual negócio, a Avenue Securities.

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
chaveiro com moeda de bitcoin em cima de teclado de laptop

O que são chaves privadas na blockchain e quais seus benefícios? | Opinião

Autor explica os cinco pilares fundamentais para a custódia segura de chaves privadas
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide