Em outubro, a FTX.US lançou seu mercado de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) no Solana, com a promessa de que o suporte a NFTs da Ethereum estaria a apenas algumas semanas de distância.
Nesta quarta-feira (1º), a corretora de criptomoedas está cumprindo com essa promessa.
NFTs da Ethereum estão sendo lançados na FTX NFTs hoje, de acordo com Brett Harrison, presidente da FTX US. A plataforma fornecerá suporte a colecionáveis do padrão ERC-721 e apresenta coleções populares, como CryptoPunks e o Bored Ape Yacht Club (ou BAYC).
Uma imagem prévia, compartilhada pela FTX na semana passada, também mostrava silhuetas das coleções Cool Cats e Doodles.
Em relação aos NFTs do Solana, o mercado da FTX US é uma corretora centralizada e custodial.
Isso significa que possui o mesmo nível de verificações de identidades de “conheça seu cliente” (ou KYC), como a própria corretora cripto FTX US, e que NFTs devem ser transferidos à própria plataforma do mercado para serem colocados à venda.
FTX NFTs irá oferecer as mesmas opções de pagamentos para NFTs da Ethereum assim como faz para coleções no Solana, incluindo a capacidade de comprar em denominações em dólares americanos, usando um cartão de crédito ou dinheiro por meio de uma transferência eletrônica ou bancária.
Compradores também podem usar criptomoedas e adquirir NFTs pelo site ou pelo aplicativo móvel da FTX.
Já que vendas de NFTs acontecem fora da própria plataforma da FTX em vez de completamente no blockchain Ethereum, usuários não vão precisar pagar taxas de gas para ações como fazer lances em NFTs, compra ou venda de NFTs ou mudar preços de lance/oferta.
Dito isso, usuários ainda devem pagar uma taxa de gas ao transferirem para transferir seus NFTs à plataforma da FTX para uma possível venda, bem como uma taxa de gas parcialmente subsidiada para transferir NFTs da FTX a uma carteira externa e não custodial, de acordo com Harrison.
De forma parecida, FTX US já subsidia taxas de gas para saques em ether.
Atualmente, a FTX NFTs é o único mercado NFT compatível com NFTs da Ethereum e Solana.
Ethereum é a principal plataforma para colecionáveis NFT, gerando bilhões de dólares em volume negociado todo mês, apesar de as altas taxas de gas de transações e preocupações com o meio ambiente serem críticas comuns à plataforma.
O Solana surgiu como o maior adversário do mercado NFT da Ethereum nos últimos meses, graças, em parte, a suas transações rápidas, baixa taxas e consumo de energia significativamente menor.
A entrada da FTX ao mercado Solana rapidamente gerou um impacto: a corretora se negou a listar projetos que realizaram pagamentos de direitos autorais a detentores de NFTs, citando preocupações regulatórias e, como consequência, muitos criadores mudaram suas políticas de recompensa.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização de Decrypt.co.