criptomoedas e celular com logo da FTX sobre notas de dinheiro
Foto: Shutterstock

Os funcionários da FTX faziam a contabilidade do faturamento e das despesas usando os softwares Slack e QuickBooks, disse o novo CEO da empresa, John Ray III, durante a audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA na terça-feira (13).

“Nada contra QuickBooks. Ferramenta muito boa”, disse Ray. “[Mas] não é para uma empresa multibilionária.”

Publicidade

É o tipo de crítica que cristaliza o que Ray disse ser a raiz do problema na FTX. Em seu depoimento, Ray colocou que o colapso da exchange foi causado por “um grupo muito pequeno de indivíduos grosseiramente inexperientes e pouco sofisticados”, referindo-se ao fundador da FTX Sam Bankman-Fried e seu círculo íntimo.

Ray testemunhou ainda hoje que a FTX não tinha “praticamente nenhum controle interno e nenhuma separação” para monitorar sua alavancagem ou laços com a empresa comercial Alameda Research, uma empresa também fundada por Bankman-Fried.

A nova equipe de liderança da FTX após sua falência conseguiu garantir mais de US$ 1 bilhão em ativos em “carteiras frias, em um local seguro”, disse Ray, mas estima que levará semanas e meses para localizar o restante.

Seu antecessor, o desastroso Bankman-Fried, deveria prestar depoimento após Ray durante a audiência de DC, mas foi preso nas Bahamas ontem à noite a pedido das autoridades americanas que já estão planejando sua extradição.

Os promotores dos EUA apresentaram oito acusações criminais contra Bankman-Fried, incluindo fraude eletrônica e conspiração para cometer lavagem de dinheiro.

Publicidade

A FTX entrou com pedido de falência em 11 de novembro, uma semana após a notícia de que a Alameda contava bilhões em FTX Token (FTT) ilíquidos em seu balanço. A notícia abalou a confiança da FTX e os usuários correram para retirar seus fundos da corretora. A crise de liquidez resultante acabou levando a FTX a suspender os saques.

FTX e SEC

Bankman-Fried buscou acordos para salvar a FTX com o CEO da Binance, Changpeng Zhao (também conhecido como “CZ”) e o fundador da Tron, Justin Sun, mas ambas as tentativas fracassaram. Bankman-Fried então renunciou e mais de 130 entidades pertencentes ao Grupo FTX buscaram a proteção do Capítulo 11.

O deputado Patrick McHenry (R-NC), membro do ranking do comitê de serviços financeiros, disse hoje que o grupo ainda pretende buscar respostas do Bankman-Fried.

“Ouvimos tudo, menos a verdade. Tweets, DMs e entrevistas não substituem os fatos”, disse ele, acrescentando mais tarde que espera “colocar suas mentiras aqui no registro, sob juramento”, referindo-se a Bankman-Fried.

Publicidade

McHenry também repetiu suas críticas à falta de uma estrutura regulatória clara da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos para o mercado de criptomoedas.

“Sabemos que a regulamentação do presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Gensler, pela abordagem de execução não vai impedir os maus atores”, disse ele. “No próximo ano, estou ansioso para ouvir o Sr. Gensler com antecedência e frequência.”

No início deste mês, a presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, Maxine Waters (D-CA), agradeceu a Bankman-Fried por ser “sincero” nas muitas entrevistas que deu no mês passado e pediu-lhe que testemunhasse perante o comitê. Em uma declaração após a prisão de Bankman-Fried ontem, Waters questionou o momento da ação.

“Embora o Sr. Bankman-Fried deva ser responsabilizado, o público americano merece ouvi-lo diretamente”, disse Waters em um comunicado. “O público está esperando ansiosamente para obter essas respostas sob juramento perante o Congresso, e o momento dessa prisão nega ao público essa oportunidade.”

Seu testemunho hoje era para ser a primeira aparição oficial de Bankman-Fried em Washington — embora virtualmente — desde o súbito colapso de seu império no mês passado, que inclui a exchange cripto FTX e a empresa irmã Alameda Research. Ele concordou em falar perante o comitê da Câmara hoje, mas recusou um convite para testemunhar no Comitê Bancário do Senado na quarta-feira.

Publicidade

*Traduzido e editado pelo Portal do Bitcoin com autorização do Decrypt

Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
mão segura smartphone com logotipo da Vaneck

VanEck fechará o ETF de futuros de Ethereum enquanto os fundos à vista enfrentam dificuldades

A empresa liquidará seu produto de investimento em futuros dois meses após o lançamento de seu ETF de Ethereum à vista
Elon musk X Empire jogo do telegram

X Empire, jogo inspirado em Elon Musk, vai queimar moedas de usuários inativos antes do airdrop

Não joga X Empire há algum tempo? Os criadores planejam expurgar todas as suas moedas
Imagem da matéria: SEC pode desafiar proposta da FTX de pagar credores com stablecoins

SEC pode desafiar proposta da FTX de pagar credores com stablecoins

Os reguladores dos EUA afirmaram que “reservam seus direitos” de se opor às propostas dos administradores da FTX de pagar clientes em criptoativos
Imagem da matéria: Faltam catalisadores para criptomoedas voltarem a subir, diz JPMorgan

Faltam catalisadores para criptomoedas voltarem a subir, diz JPMorgan

“Esperamos que os preços dos tokens sejam incrementalmente mais sensíveis a fatores macro”, disse o JPMorgan