Imagem da matéria: Foco da China em blockchain deve impulsionar cenário global da tecnologia
Foto: Shutterstock

As declarações do presidente da China, Xi Jinping, sobre o gigante asiático liderar o desenvolvimento de blockchain, devem levar a discussão sobre a tecnologia a um outro nível no contexto global.

“Vinda de um líder como o presidente chinês, segunda maior economia mundial, esta declaração indica que haverá um aprofundamento no uso desta tecnologia para casos de uso mais robustos e potencialmente mais relevantes no contexto global”, disse ao Portal do Bitcoin Gustavo Robichez, professor da PUC-Rio, sobre a declaração do presidente chinês.

Publicidade

Na última quinta-feira (24) durante uma reunião do Politburo, o Comitê Central do Partido Comunista chinês, Jinping disse que o blockchain deveria ser considerado um avanço importante, e que seu desenvolvimento deveria ser acelerado.

“É preciso aproveitar a oportunidade de integração da tecnologia blockchain na promoção do compartilhamento de dados, otimização de processos de negócios, redução de custos operacionais, melhoria da eficiência de sinergia e construção de um sistema confiável”, afirmou.

Robichez cita a área aduaneira como exemplo potencial da aplicação do blockchain para os fins citados pelo líder chinês.

“Há um enorme potencial de aplicação em processos aduaneiros, e a China é sem sombra de dúvida divisor de águas neste contexto, devido a importância de sua economia no comércio internacional”.

Ao mesmo tempo, o professor cita que a atenção chinesa sobre o blockchain deve impulsionar sua discussão, tanto em nível local como global.

Publicidade

“Além do aprimoramento tecnológico, eu indicaria que a discussão de padrões internacionais tende a ganhar força com este tipo de apoio. Sem falar que a criação de ativos digitais (criptoativos) podem ganhar mais relevância em um cenário global, com padrões reconhecidos”, afirmou.

China abraça blockchain

As discussões sobre usos e possibilidades do blockchain na China já vão além da fala do presidente Xi Jinping, tanto no meio local como internacional.

No Twitter, o perfil cnLedger, especializado na criptoeconomia do país asiático, mostrou que o blockchain passou a ser divulgado amplamente na mídia local pelo governo. 

O cnLedger também indica discussão em meio ao Xuexi Qiangguo, aplicativo mais popular do país, no qual há um curso recomendado focado inteiramente em blockchain, com lições sobre Bitcoin e Ethereum.

Publicidade

Vale lembrar que o aplicativo — cujo nome significa “estudo para se tornar uma nação poderosa” — foi desenvolvido pelo Partido Comunista Chinês para ajudar as pessoas a aprender sobre suas doutrinas políticas.

A fala do líder chinês vem poucos dias depois de David Marcus, o responsável pelo projeto da criptomoeda do Facebook, alertar ao governo americano sobre a disputa com o país asiático.

“Se não tivermos uma boa resposta, em cinco anos a China vai estar religando uma grande parte do mundo com um renminbi (moeda chinesa) digital rodando em sua blockchain controlada”, afirmou ele, que é ex-diretor de setor de blockchain do Facebook e atual cabeça no projeto Libra, nome da futura criptomoeda a ser desenvolvida pela rede social.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br


VOCÊ PODE GOSTAR
Edificio do BCE

Manhã Cripto: Bitcoin segue alta e busca máxima histórica com corte de juros na Europa

Banco Central Europeu (BCE) reduziu 25 pontos percentuais de cada uma das suas três principais taxas de juros
Ilusração com Teias simulam funcionamento de blockchais; ao fundo homem opera laptop

Adoção da tecnologia Blockchain por empresas da Fortune 500 avança 56%, diz estudo

No primeiro trimestre 2024; as 100 maiores empresas também aumentaram seus projetos blockchain e web3 em 39%
Fios de transmissão cortados

Rede de segunda camada do Bitcoin, Stacks fica parada por 9 horas — o que aconteceu?

A interrupção na produção de blocos na sexta-feira causou também uma queda de 16% no preço do token STX; aqui está o porquê
Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay

“Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”, diz Campos Neto

O presidente do BC participa do Emerging Tech Summit, evento do Valor Capital Group em São Paulo