Imagem da matéria: Flávio Augusto, do Geração Valor: "Toda pirâmide financeira se disfarça de marketing multinível"
Empresário durante palestra (Foto: Shutterstock)

Na última segunda-feira (22), o fundador da Wise Up e do blog Geração de Valor, Flávio Augusto Silva, que costuma falar sobre motivação e empreendedorismo, voltou a tocar no assunto das pirâmides financeiras por meio de uma vídeo no Youtube.

“Vamos diferenciar o que é pirâmide e marketing multinível. Pirâmide é crime!”, já comentava em 2016 .

Publicidade

Dessa vez, empresário disse que o que o motivou a tocar no assunto foi uma sucessão de pedidos de várias pessoas, inclusive seus amigos pessoais pediram sua opinião sobre esse tipo de golpe.

No entanto, ele disse que não sabe o que está acontecendo no mercado brasileiro, mas como muita gente o perguntou sobre o assunto ele resolveu dar algumas dicas, sobre o que é pirâmide financeira e como identificá-las.

Empresário classifica pirâmide

“Pirâmide financeira é um termo usado para classificar aquele tipo de negócio insustentável que depende da adesão contínua de pessoas para que ele fique de pé”, falou o empresário.

Ele explicou então o funcionamento, como a entrada de pessoas que têm que levar outras para que o negócio comece a gerar dinheiro em cima dessa pessoa, e isso torna o empreendimento insustentável.

“Vai chegar em algum nível que vai faltar a população do mundo para que você consiga atender a promessa feita para aquela pessoa. E isso torna o negócio absolutamente insustentável”, explicou.

Publicidade

Toda pirâmide tem otários

Para explanar, Flávio faz uma analogia com o golpe do ‘bilhete premiado’.

Neste tipo de golpe, explica, a pessoa diz que tem um bilhete premiado e que não sabe ler e aparece um ‘olhudo’, uma pessoa que acha que vai dar a volta no otário, dá o dinheiro para ele e pega o ‘bilhete premiado’. No final, ele tomou um golpe.

“Todo golpista se vale do fato de existir um outro cara que também quer ser golpista e aí o mais otário sempre vai cair na conversa do golpista menos otário, porque não tem golpista que não seja otário porque uma hora a casa cai. Toda pirâmide um dia explode — gente vai presa, gente é processada, gente que perde tudo”.

Tipos de pirâmides

No vídeo, Flávio Augusto comenta vários tipos de golpe, citando a pirâmide tradicional, que é aquela que o investidor é persuadido a aplicar uma certa quantia com a promessa de lucro garantido.

Fala também das famosas pirâmides financeiras que envolvem atrativos como ouro, gado e criptomoedas.

Marketing multinível

“As pirâmides financeiras se escondem, se travestem para poder enganar as pessoas através do marketing multinível, diz Flávio.

Ele aponta que quase toda pirâmide financeira diz que é marketing multinível, mas que nem todo o marketing multinível é uma pirâmide financeira.

Publicidade

Ele defende o marketing multinível como um negócio legal, que cresce em todo o mundo e gera emprego com a venda direta de produtos.

“Tem muita gente ganhando dinheiro de forma honesta com o marketing multinível”, disse.

No entanto, ele alerta que a principal fonte de renda dessas empresa têm que ser por meio da venda de produtos e não através da entrada de novos associados. Desta forma, a instituição estaria burlando a lei.

Inclusive o empresário explica que um negócio ilícito dá sinais quando se trata de uma pirâmide financeira, quando por exemplo, a publicidade sobre os ganhos é maior que as propagandas sobre o produto. “Tem que pesquisar”, aconselha Flávio.

O vídeo de Flávio termina com o seguinte alerta:

“Não existe dinheiro fácil. Não existe atalho. Não seja olho grande”.


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais