Imagem da matéria: Flamengo e PUC-Rio firmam parceria para usar Inteligência Artificial em esportes
Foto: Shutterstock

Com o objetivo de potencializar resultados em esportes olímpicos, o Flamengo firmou parceria com a PUC-Rio para desenvolver projetos na área de tecnologia e Inteligência Artificial (IA). A colaboração foi anunciada na última quarta-feira (21) em um comunicado no site do time.

O primeiro software criado em conjunto é um assistente técnico virtual para dar suporte a partidas de basquete. Batizado como BAICA (Basketball Artificial Intelligence Coach Assistant), o projeto utiliza conceitos de IA para analisar dados e fornecer informações em tempo real para os atletas.

Publicidade

Na Europa, Liverpool, Manchester City e Inter de Milão são alguns dos times que já utilizam ferramentas semelhantes para aperfeiçoar seu desempenho. Por meio da interpretação automatizada de dados, os softwares podem avaliar pontos fortes e fracos de cada jogador e recomendar substituições em momentos estratégicos, por exemplo.

De acordo com Delano Franco, Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Rubro-Negro, o desenvolvimento desse tipo de tecnologia equipara o Flamengo aos times de ponta internacionais, e a cooperação com a PUC garante alta qualidade para as inovações que estão por vir.

“Queremos ser cada vez mais uma referência em termos de inteligência no esporte, pois acreditamos que a influência da tecnologia será grande nos próximos ciclos olímpicos”, diz no comunicado.

A parceria contará ainda com a colaboração da startup norte-americana Sports Power AI, como explica no texto o vice-reitor de desenvolvimento da PUC-Rio, Sergio Bruni. Segundo ele, a empresa vai auxiliar no desenvolvimento de soluções e aplicativos baseados em ciência de dados.

Publicidade

Como resultado, o time e a universidade esperam que este seja o primeiro passo para a implementação de um Polo de Inovação Tecnológica no Vale da Gávea, onde serão conduzidas pesquisas científicas relacionadas a ferramentas de automação aplicadas ao esporte.

VOCÊ PODE GOSTAR
Rodrigo dos Reis, RR Consultoria

“Coach do Bitcoin” é solto após passar apenas 2 semanas na prisão

A Justiça do Rio acatou a solicitação da defesa de Rodrigo dos Reis de que sua doença requer medicamentos complexos e alimentação balanceada
Logo da Novadax

Site da corretora de criptomoedas Novadax sai do ar: “Estamos com instabilidade”

A empresa diz que está trabalhando para normalizar as operações para o domínio .com.br e pede para clientes acessarem o domínio .com.
Imagem da matéria: Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Fundo se chamaria Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) e teria como objetivo principal diversificar o Tesouro Nacional
Ilustração mostra moeda à frente da lua

Bitcoin supera R$ 600 mil no Brasil e comunidade comemora: “É só o começo”

Especialistas explicam por que 2025 pode ser o melhor ano de todos para o Bitcoin