Imagem da matéria: Flamengo e PUC-Rio firmam parceria para usar Inteligência Artificial em esportes
Foto: Shutterstock

Com o objetivo de potencializar resultados em esportes olímpicos, o Flamengo firmou parceria com a PUC-Rio para desenvolver projetos na área de tecnologia e Inteligência Artificial (IA). A colaboração foi anunciada na última quarta-feira (21) em um comunicado no site do time.

O primeiro software criado em conjunto é um assistente técnico virtual para dar suporte a partidas de basquete. Batizado como BAICA (Basketball Artificial Intelligence Coach Assistant), o projeto utiliza conceitos de IA para analisar dados e fornecer informações em tempo real para os atletas.

Publicidade

Na Europa, Liverpool, Manchester City e Inter de Milão são alguns dos times que já utilizam ferramentas semelhantes para aperfeiçoar seu desempenho. Por meio da interpretação automatizada de dados, os softwares podem avaliar pontos fortes e fracos de cada jogador e recomendar substituições em momentos estratégicos, por exemplo.

De acordo com Delano Franco, Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Rubro-Negro, o desenvolvimento desse tipo de tecnologia equipara o Flamengo aos times de ponta internacionais, e a cooperação com a PUC garante alta qualidade para as inovações que estão por vir.

“Queremos ser cada vez mais uma referência em termos de inteligência no esporte, pois acreditamos que a influência da tecnologia será grande nos próximos ciclos olímpicos”, diz no comunicado.

A parceria contará ainda com a colaboração da startup norte-americana Sports Power AI, como explica no texto o vice-reitor de desenvolvimento da PUC-Rio, Sergio Bruni. Segundo ele, a empresa vai auxiliar no desenvolvimento de soluções e aplicativos baseados em ciência de dados.

Publicidade

Como resultado, o time e a universidade esperam que este seja o primeiro passo para a implementação de um Polo de Inovação Tecnológica no Vale da Gávea, onde serão conduzidas pesquisas científicas relacionadas a ferramentas de automação aplicadas ao esporte.

Talvez você queira ler
Agentes da PF e Receita cumprindo mandados de apreensão

Polícia Federal derruba quadrilha de doleiros que usava criptomoedas para praticar evasão de divisas

Na estimativa das autoridades, o esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 4 bilhões de forma ilegal
Punhos presos por algemas

Hacker brasileiro é preso por invadir sistema de banco e roubar R$ 316 mil

O homem havia cometido o mesmo crime 13 vezes em apenas três meses
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos