moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo
Shutterstock

O regulador do mercado de investimentos dos EUA pretende colocar as criptomoedas e nas tecnologias emergentes como sua prioridade este ano, na tentativa de acompanhar as mudanças do cenário financeiro.

Em uma nota oficial divulgada na terça-feira (7), a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) disse que escolheu essas áreas como foco porque acredita que elas apresentam riscos potenciais para os investidores e a integridade dos mercados de capitais do país. 

Publicidade

Essas prioridades foram selecionadas e publicadas pela Divisão de Inspeções da SEC, que conduz análises de mercados para identificar riscos em potencial.

“Em uma época de mercados em crescimento, tecnologias em evolução e novas formas de risco, nossa Divisão de Inspeções continua a proteger os investidores”, disse o presidente da SEC, Gary Gensler. “Ao executar as prioridades de 2023, a Divisão ajudará a garantir o cumprimento das leis e regras federais de títulos”, completou.

A Divisão planeja realizar exames de corretores e consultores de investimento que estão utilizando tecnologias financeiras emergentes, incluindo criptoativos. Eles investigarão se esses intermediários estão atendendo aos “padrões de assistência” esperados pelos investidores e se estão revisando e atualizando rotineiramente os procedimentos de gerenciamento de risco.

Richard R. Best, diretor da Divisão de Inspeções, disse que as prioridades selecionadas refletem uma ” configuração de mudança”, bem como os riscos que se apresentam por conta dessas mudanças. Mantendo-se atualizada com as últimas tendências do setor, disse ele, a SEC será mais capaz de identificar os perigos potenciais tanto para os investidores quanto para os mercados..

Publicidade

Outras áreas a serem analisadas este ano incluem investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) e a cibersegurança dos profissionais de valores mobiliários.

SEC sob pressão

A SEC enfrentou apelos no mês passado da Senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren, para combater de forma mais intensa as fraudes envolvendo criptoativos.

Embora alguns preferissem que a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) liderasse a regulamentação dos criptoativos nos EUA, Warren disse que as regras da SEC representavam a abordagem correta para as criptomoedas.

O órgão regulatório já vem intensificando sua supervisão do setor, tendo feito no ano passado um número recorde de ações de fiscalização relacionadas às criptomoedas.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Kucoin trava operações de alguns clientes brasileiros; problema seriam exigências do Banco Central à Capitual

Kucoin trava operações de alguns clientes brasileiros; problema seriam exigências do Banco Central à Capitual

Clientes da Kucoin enfrentam problemas para realizar saques e depósitos nos últimos dias; falta de aviso prévio desapontou comunidade
Andrea Zanon posa para foto

Ex-consultor de Bill Clinton e do Banco Mundial é preso por formar pirâmide de criptomoedas

Andrea Zanon é acusado de operar a pirâmide Nimbus, que deixou prejuízo de mais R$ 600 milhões em centenas de investidores
Smartphone com logo da Binance sob uma mesa de vidro

Binance libera saques para tokens excluídos e lista nova stablecoin lastreada em euro

A corretora vai dar mais 20 dias para os usuários sacarem seus fundos; veja data
Imagem da matéria: Mineração de Bitcoin poderia minimizar as mudanças climáticas, diz estudo

Mineração de Bitcoin poderia minimizar as mudanças climáticas, diz estudo

Estudo diz que parques eólicos e solares poderiam gerar milhões de dólares na fase pré-comercial, antes de serem conectados à rede