Imagem da matéria: Fim do sistema SWIFT? Bancos começam a testar transações em blockchain que integra stablecoins e CBDCs
Foto: Shutterstock

Um sistema SWIFT do mercado cripto é um objetivo antigo do mercado. Ou seja, uma rede que permita que diferente criptomoedas sejam enviadas entre diversos países de uma forma fluida. A mais recente tentativa de tirar o projeto do papel é uma parceria entre as instituições financeiras Deutsche Bank e SC Ventures, do Standard Chartered.

Reportagem do CoinDesk informa que os bancos estão testando um sistema que irá permitir que stablecoins e moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) possam interagir entre si. 

Publicidade

O sistema se chama Universal Digital Payments Network (UDPN) e consiste em uma blockchain permissionada ou seja, os participantes são entidades previamente autorizadas. Por enquanto o papel de validadores está com bancos, instituições financeiras e consultorias. 

Os primeiros testes que estão sendo feitos são com remessas e trocas de USDC, stablecoins da Circle pareada ao dólar norte-americano. 

A infraestrutura tecnológica da UDPN está sendo criada pela GFT Group e pela Red Date Technology, que é uma das confundadoras da Chinese Blockchain-Based Service Network.

“A UDPN é uma rede na qual os afiliados são membros permissionados. Mas o elemento chave é que as transações em si são colocadas na infraestrutura subjacente, o que inclui redes abertas e públicas”, afirma Thorsten Neumann, CTO do SC Ventures, em uma entrevista reproduzida pelo CoinDesk. 

Publicidade

O executivo explica que o modelo de funcionamento irá usar contratos inteligentes. Em uma transferência de valores, uma versão tokenizada do ativo que quer se enviar é transferida para um contrato inteligente da UDPN. Se tudo estiver correto, as condições foram atendidas, o contrato é realizado e o dinheiro transferido. 

O projeto da UDPN é formado por 25 entidades, com bancos dos Estados Unidos, Austrália, América Latina e Europa.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Notcoin: Jogo cripto do Telegram promete voltar com grandes mudanças após airdrop

Notcoin: Jogo cripto do Telegram promete voltar com grandes mudanças após airdrop

O jogo viral do Telegram, Notcoin, está planejando voltar ao ar após o airdrop de 20 de abril
moedas de bitcoin e ethereum sobre mesa envernizada

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 70 mil e Ethereum desacelera após maior salto em mais de um mês

Traders de criptomoedas pisam no freio nesta terça-feira (9) depois do rali do Ethereum durante a madrugada
Imagem da matéria: Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Segundo Eric Balchunas, da Bloomberg, as 30 instituições são responsáveis por apenas 0,2% de tudo que o ETF da BlackRock tem
Imagem da matéria: FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

Dashjr, cofundador do pool de mineração Ocean, teve um montante de Bitcoin roubado que hoje vale mais de US$ 14 milhões