Imagem da matéria: Fim do Dinheiro Fiat pode Estar Próximo: Deutsche Bank

Um alto estrategista do Deutsche Bank especula que podemos estar olhando para o “início do fim do dinheiro fiat*”.

*Moeda fiat, ou Moeda fiduciária é qualquer título não-conversível, ou seja, não é lastreado a nenhum metal (ouro, prata) e não tem nenhum valor intrínseco.[1][2] Seu valor advém da confiança que as pessoas têm em quem emitiu o título. A moeda fiduciária pode ser uma ordem de pagamento (cheques, por exemplo), títulos de crédito, entre outros.

Publicidade

O Bitcoin foi originalmente desenvolvido como um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer que liberaria seus usuários da escravidão da moeda controlada pelo estado e da erosão da riqueza devido à inflação. Apesar do seu crescimento fenomenal, a maioria dos analistas financeiros mainstream ainda são céticos de que ele nunca conseguirá a adoção do mainstream – pelo menos como uma moeda usada para as transações diárias.

No entanto, como o Business Insider relata, o estrategista do Deutsche Bank, Jim Reid, prevê que o atual sistema monetário poderia começar a entrar em colapso na próxima década, criando um clima que estimularia o aumento de um sistema monetário alternativo.

Reid fez essa afirmação chocante em um artigo recentemente lançado, e ele argumenta que o atual sistema monetário fiat – que começou em 1971, quando o presidente dos EUA, Richard Nixon, desvinculou o dólar do ouro – é “intrinsecamente instável e propenso a uma alta inflação”. Os efeitos corrosivos da inflação foram em grande parte mascarados nos principais mercados econômicos, principalmente devido ao crescimento meteórico da economia chinesa e da população global em idade de trabalhar. Ele diz que esses fatores criaram uma situação em que os bancos centrais poderiam controlar a inflação externamente e impedir que os salários aumentassem rapidamente.

“Normalmente não é tão fácil como a inflação teria aumentado normalmente com esse estímulo e criação de crédito”, escreve Reid. Na verdade, “pode-se argumentar que esse choque de desinflação externa talvez tenha “economizado” moedas fiat”.

Se este ciclo demográfico e de desenvolvimento desacelera ou reverte, “pode ​​significar problemas para o sistema monetário fiat”, continua ele, “o que poderia anunciar no início do fim do sistema global de moeda fiat”.

Publicidade

Oportunidade para Moedas Alternativas

Reid antecipa que os bancos centrais podem considerar seriamente uma mudança para um sistema monetário apoiado em commodities na próxima década, reivindicando os que foram marginalizados e ridicularizados por financiadores convencionais.

No entanto, a economia parece bastante diferente do que em 1971, e muitos defensores do bitcoin acreditam que o surgimento da era digital exige uma moeda digital. Reconhecendo isso, Reid diz que é possível que criptomoedas ou outro meio alternativo de troca possa suplantar o papel-moeda, embora ele fique longe de prever que esse novo sistema seja baseado em bitcoin.

“Embora o interesse especulativo atual em criptomoedas seja mais a ver com a tecnologia blockchain do que a perda de fé no papel-moeda, em algum momento provavelmente haverá alguma mediana de troca que se torne mais universal e concorrente de papel-moeda”, conclui Reid.

 

BitcoinTrade

Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

CEO da ERCOT, que controla a rede elétrica do Texas, disse que nos próximos seis anos a capacidade do estado vai precisar praticamente dobrar
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum sobe 3% com fim de investigação da SEC; Receita lança GT para fiscalizar corretoras estrangeiras

Manhã Cripto: Ethereum sobe 3% com fim de investigação da SEC; Receita lança GT para fiscalizar corretoras estrangeiras

Entre os objetivos do novo grupo de trabalho da Receita Federal está criar uma estratégia de atuação em relação às corretoras que não cumprem suas obrigações tributárias no Brasil
Imagem da matéria: MB diversifica portfólio e anuncia onze novas listagens em maio de 2024

MB diversifica portfólio e anuncia onze novas listagens em maio de 2024

“Muitas dessas novidades podem ser acessadas a partir de R$ 1. Isso dinamiza nosso portfólio, e viabiliza a democratização”, diz executivo
Vitalik Buterin posa para foto na ETH Taipei 2024

Criador do Ethereum, Vitalik Buterin explica qual é o erro dos tokens de celebridades

O veterano do setor cripto criticou a captação de dinheiro pelas estrelas, afirmando que o hype pode ser aproveitado para fazer o bem