Imagem da matéria: Filecoin (FIL) é valor mobiliário aos olhos dos reguladores americanos, alerta Grayscale
Foto: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) acredita que o token FIL da Filecoin se qualifica na classificação de valor mobiliário, de acordo com um anúncio da Grayscale Investments feito na quarta-feira (17) para investidores.

A principal empresa de fundos de investimento em criptoativos lançou seu Grayscale Filecoin Trust em março de 2021, o que deu aos investidores exposição indireta ao token FIL. Como parte do ciclo de vida do produto delineado pela empresa, a Grayscale apresentou voluntariamente o formulário 10 — geralmente usado para registrar uma classe de ativos negociados em exchanges ou bolsas norte-americanas — à SEC, para obter a visão dos reguladores sobre o produto.

Publicidade

Contudo, a SEC disse à Grayscale em uma carta ontem que o FIL “atende à definição de um título sob as leis federais de valores mobiliários” e, portanto, o pedido deve ser retirado, de acordo com a empresa.

“A Grayscale não acredita que o FIL seja um título sob as leis federais de valores mobiliários e pretende responder prontamente à equipe da SEC com uma explicação da base legal para a posição da Grayscale”, disse a empresa ao divulgar o posicionamento dos reguladores. 

A Grayscale é uma importante empresa de investimento em ativos digitais. Seu maior produto é o Grayscale Bitcoin Trust, que dá aos investidores exposição à maior criptomoeda por capitalização de mercado, permitindo que os investidores negociem ações em trusts que detêm grandes pools de Bitcoin.

A Protocol Labs, a empresa por trás do Protocolo Filecoin, não respondeu a tentativa de contato do Decrypt

FIL, atualmente a 32º maior criptomoeda do setor por capitalização de mercado, sofreu brevemente com a notícia e caiu 1,2% assim que ela se tornou pública. Porém, ao longo da manhã desta quinta-feira (18), o ativo se recuperou e agora sobe 1,8%, para ser negociado a US$ 4,50, segundo o CoinGecko.

Publicidade

SEC está de olho em cripto

A SEC está indo com força nas investigações ligadas a indústria de criptomoedas. Este ano, o órgão já processou várias empresas norte-americanas de criptoativos com multas por alegações de venda de títulos não registrados.

O órgão de regulamentação muitas vezes não define um único ativo digital como um título, mas aponta para o teste Howey — que rotula um ativo como um “contrato de investimento” se os investidores prometerem seu dinheiro para financiar uma empresa com a intenção de obter lucros com seus esforços. 

Sob o mandato do atual presidente Gary Gensler, a SEC já perseguiu as exchanges americanas Kraken, Bittrex e Coinbase por supostamente venderem valores mobiliários não registrados. 

Gensler afirma que a maioria dos ativos digitais são valores mobiliários — mas não o Bitcoin, a maior criptomoeda por capitalização de mercado.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Bitcoin é uma “forma de arte” e uma moeda de desconfiança, diz filósofo Yuval Noah Harari

O filósofo, no entanto, mostrou desconfiar se realmente o Bitcoin será o futuro do dinheiro como algumas pessoas defendem
Imagem da matéria: SpaceY: 7 dicas para ganhar Bitcoin de graça no iOS e Android

SpaceY: 7 dicas para ganhar Bitcoin de graça no iOS e Android

Minere asteroides, ganhe Bitcoin. Veja como acumular mais satoshis enquanto joga o jogo para celular SpaceY
Ministro Zhaslan Madiyev ex-gerente Binance Cazaquistão

Gerente da Binance é nomeado ministro de Desenvolvimento Digital no Cazaquistão

Depois de passagens por bancos e órgãos do governo cazaquistanês, Zhaslan Madiyev ocupa agora o maior cargo do Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial
Imagem da matéria: El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

Segundo os dados do mempool, El Salvador comprou 30 bitcoins no último mês