Imagem da matéria: Fãs de Bitcoin 'invadem' Twitter do Banco Central e ironizam real digital
Foto: Divulgação/Banco Central

Fãs do Bitcoin reagiram com ironia a uma publicação feita nas redes sociais pelo Banco Central do Brasil (BC) na quarta-feira (27) acerca de seu estudo de uma moeda digital do banco central (CBDC), o ‘real digital’.

“A moeda digital do banco central faz parte da política monetária do país de emissão e conta com a garantia dada por essa política. O BC está estudando sobre a eventual emissão do real digital”, escreveu a instituição no Twitter.

Publicidade

O post do BC remete ao webinário ‘Potenciais do real em formato digital’, que será realizado pela instituição na quinta-feira (29) no YouTube. A zombaria, contudo, num envolto de vários “HAHA” e “KKK”, ficou concentrada no termo ‘reserva de valor’.

Descrito pelo BC, o termo porém faz parte do conceito de moeda fiduciária — unidade de conta, meio de troca, reserva de valor. No entanto, moedas estatais em sua maioria sofrem com a inflação, e o termo ‘reserva de valor’ vem sendo usado pelos usuários de bitcoin. Tradicionalmente, era usado também para o ouro.

Moeda digital do BC como reserva de valor

“Reserva de valor é o Cristiano Ronaldo no banco de reservas da Juventus. Toda CBDC que chegar na minha mão eu vou comprar Bitcoin e consumir carne, cerveja”, comentou o usuário @viniciusc182, cuja extensão do nome de perfil é ‘In Bitcoin standard we trust”, que traduzido significa: ‘No padrão Bitcoin, nós confiamos’.

O usuário ‘LoboSol64560689 $WHACKD’ não economizou na risada:

“Reserva de vapor e meio de controle”, comentou @zyckizera no Twitter.

@willmsousa1 poupou caracteres:

@lib_nexus foi ‘profetizou‘ — “Acho que agora o bitcoin cai”; enquanto o usuário @Libertonho preferiu “desenhar” o futuro de uma CBDC brasileira.

VOCÊ PODE GOSTAR
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Como o halving do Bitcoin afetará grandes e pequenos mineradores

As mineradoras corporativas estão preparadas para o halving do Bitcoin há meses, mas os mineradores domésticos, por outro lado, podem enfrentar a extinção
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Polícia do RJ investiga grupo acusado de roubar R$ 30 milhões com pirâmide financeira

Para ganhar a confiança dos investidores, a empresa fraudulenta fazia convites para assistir jogos de futebol em camarote do Maracanã
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca
miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens

O impacto ambiental do Bitcoin após o halving será para melhor ou pior?

O halving vai remodelar quem explora o Bitcoin e, portanto, a eficiência energética da rede. Isso compensará o imenso uso do BTC?