Imagem da matéria: Facebook vai contratar lobista de banco inglês para regular sua criptomoeda na União Europeia
(Foto: Shuttestock)

Para dar andamento no projeto de criptomoeda própria, o Facebook vai contratar Edward Bowles, um lobista do banco britânico Standard Chartered. De acordo com a reportagem do Financial Times na sexta-feira (14), Bowles deve se juntar à empresa em setembro.

Caso seja contratado, como todo lobista, cuja especialidade é usar de influências e interferir no poder público, Bowles deve usar toda sua experiência em preparar o terreno na União Europeia (UE) para o lançamento da suposta stablecoin do Facebook, a GlobalCoin.

Publicidade

Atualmente, Bowles trabalha como diretor responsável pelos assuntos públicos e regulatórios do banco inglês.

Facebook mantém segredo

Decerto, múltiplas fontes esperam que a empresa anuncie oficialmente seu projeto em 18 de junho — ao menos esta é a suposta data de lançamento do whitepaper. Em meados de maio a BBC revelou que com uma criptomoeda, a empresa planejava criar um sistema de pagamentos digitais.

Contudo, mesmo que nenhuma data ainda tenha sido confirmada, é certo de que o Facebook está se esforçando para anunciar seu projeto o quanto antes. No início deste mês, uma funcionária de uma empresa parceira da rede social adiantou alguns detalhes para uma revista alemã.

Laura McCracken, Chefe de Serviços Financeiros e Parcerias de Pagamento do Facebook para a Europa, disse que a stablecoin não envolveria apenas uma paridade com o dólar americano.

“O valor do Facebook Coin será garantido por uma cesta de moedas fiduciárias”.

Facebook contratou ex-Coinbase

Ademais, além da provável contratação do lobista inglês, o Facebook já contratou dois ex-executivos da Coinbase para trabalharem no programa de compliance da empresa. Jeff Cartwright, por exemplo, já aparece como Gerente de Políticas e Compliance da rede social.

Publicidade

Não é possível afirmar o envolvimento de todos os profissionais que o Facebook tem buscado, mesmo porque a empresa tem mantido em segredo qualquer informação do suposto projeto.

Projeto Libra do Facebook

Não dá mais para esconder, há rumores de que o Facebook está conversando com os reguladores americanos da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

Outra informação, é que a empresa também buscou conselhos de Banco da Inglaterra para um projeto interno chamado de ‘Projeto Libra’.

Segundo o Wall Street Journal, o Projeto Libra seria um sistema para recompensar os usuários da rede com frações da criptomoeda em troca de visitas a seus anúncios.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 5 fatores que podem levar o Bitcoin a US$ 100 mil até o fim de 2024

5 fatores que podem levar o Bitcoin a US$ 100 mil até o fim de 2024

Apesar da recente queda do mercado de criptomoedas, vários catalisadores oferecem uma oportunidade para os investidores de longo prazo que buscam um alívio
hamster kombat jogo telegram

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta quinta (18)

Procurando o combo diário e o código cifrado de quinta-feira, 18 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram
Imagem da matéria: Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mais de uma década após a maior exchange de Bitcoin do mundo ser hackeada, os credores da Mt. Gox finalmente receberão seus reembolsos; aqui está o que aconteceu
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

36% do Bitcoin da Mt. Gox já foi distribuído aos credores, diz analista

Com operação feita ontem, a Mt. Gox já distribuiu mais de um terço dos 141.686 BTC que deve aos credores