Imagem da matéria: Facebook vai contratar lobista de banco inglês para regular sua criptomoeda na União Europeia
(Foto: Shuttestock)

Para dar andamento no projeto de criptomoeda própria, o Facebook vai contratar Edward Bowles, um lobista do banco britânico Standard Chartered. De acordo com a reportagem do Financial Times na sexta-feira (14), Bowles deve se juntar à empresa em setembro.

Caso seja contratado, como todo lobista, cuja especialidade é usar de influências e interferir no poder público, Bowles deve usar toda sua experiência em preparar o terreno na União Europeia (UE) para o lançamento da suposta stablecoin do Facebook, a GlobalCoin.

Publicidade

Atualmente, Bowles trabalha como diretor responsável pelos assuntos públicos e regulatórios do banco inglês.

Facebook mantém segredo

Decerto, múltiplas fontes esperam que a empresa anuncie oficialmente seu projeto em 18 de junho — ao menos esta é a suposta data de lançamento do whitepaper. Em meados de maio a BBC revelou que com uma criptomoeda, a empresa planejava criar um sistema de pagamentos digitais.

Contudo, mesmo que nenhuma data ainda tenha sido confirmada, é certo de que o Facebook está se esforçando para anunciar seu projeto o quanto antes. No início deste mês, uma funcionária de uma empresa parceira da rede social adiantou alguns detalhes para uma revista alemã.

Laura McCracken, Chefe de Serviços Financeiros e Parcerias de Pagamento do Facebook para a Europa, disse que a stablecoin não envolveria apenas uma paridade com o dólar americano.

“O valor do Facebook Coin será garantido por uma cesta de moedas fiduciárias”.

Facebook contratou ex-Coinbase

Ademais, além da provável contratação do lobista inglês, o Facebook já contratou dois ex-executivos da Coinbase para trabalharem no programa de compliance da empresa. Jeff Cartwright, por exemplo, já aparece como Gerente de Políticas e Compliance da rede social.

Publicidade

Não é possível afirmar o envolvimento de todos os profissionais que o Facebook tem buscado, mesmo porque a empresa tem mantido em segredo qualquer informação do suposto projeto.

Projeto Libra do Facebook

Não dá mais para esconder, há rumores de que o Facebook está conversando com os reguladores americanos da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

Outra informação, é que a empresa também buscou conselhos de Banco da Inglaterra para um projeto interno chamado de ‘Projeto Libra’.

Segundo o Wall Street Journal, o Projeto Libra seria um sistema para recompensar os usuários da rede com frações da criptomoeda em troca de visitas a seus anúncios.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: OKX corta taxas de negociação e introduz taxa negativa no Brasil; entenda

OKX corta taxas de negociação e introduz taxa negativa no Brasil; entenda

Segundo a OKX, haverá um modelo de níveis em que usuários poderão ter taxas de maker negativas ou zeradas dependendo do saldo na exchange
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

CZ está em “situação positiva” nos EUA, afirma cofundadora da Binance

O julgamento da sentença de Changpeng Zhao está agendado para o próximo dia 30
Imagem da matéria: Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Diferente do que aconteceu antes do halving de 2020, desta vez os mineradores aproveitaram a recente disparada do Bitcoin para vender parte de suas reservas
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% e supera US$ 64 mil antes do halving; Ethereum e altcoins acompanham o rali

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% e supera US$ 64 mil antes do halving; Ethereum e altcoins acompanham o rali

Após mais um dia de forte volatilidade, Bitcoin e outras criptomoedas voltam a subir faltando poucas horas para o halving