Imagem da matéria: Existe machismo na Web3 tanto quanto na Web2, afirma desenvolvedora de blockchain no evento ETH Samba
Account abstraction deve ser próxima grande coisa da Web, afirma Ramos (Foto: Fernando Martines/Portal do Bitcoin)

O machismo na comunidade de programadores está presente na Web3 – o grupo de novas tecnologias que inclui as blockchains e as criptomoedas – da mesma forma que faz parte da Web2, formada pela Internet e pelas redes sociais.

O diagnóstico foi feito por Camila Ramos, desenvolvedora com larga experiência e head de relação com desenvolvedores da Fuel. A profissional fez um bootcamp nesta sexta-feira (31) durante o evento ETH Samba, que ocorre no Rio de Janeiro

Publicidade

Ramos passou uma hora programando em frente a uma plateia e mostrando como dar os primeiros passos na FuelVM, linguagem própria da empresa que permite aplicações para diferentes blockchains e promete ganhos de escalabilidade. 

A executiva ressaltou que o sentimento geral no mercado é de esperança, após um momento de desânimo geral após a quebra da FTX. Ramos conversou com o Portal do Bitcoin logo após seu bootcamp na ETH Samba. 

Camila Ramos fez apresentação para desenvolvedores em nível mais avançado na ETH Samba (Foto: Fernando Martines/Portal do Bitcoin)

Parte da comunidade de desenvolvedores é notoriamente extremamente misógina. Isso é diferente na Web3? 

Camila Ramos — Eu senti isso nos dois ambientes, Web2 e Web3 . Acontece nos dois lugares.

Eu estava em Barcelona no ano passado e dei um workshop no qual estava programando e falando. Quando desci do palco, um homem veio me perguntar: ‘Como você conseguiu ministrar este workshop se você não é engenheira?’. E eu disse: ‘Eu sou engenheira. O que te faz pensar que eu não sou?’. Ele disse que não sabia. só achava que eu não era. E eu disse: “Como eu teria feito todas essa programação se eu não fosse engenheira?’.

Então existe essa presunção de que não sou uma dev, mesmo eu tendo programado na frente deles por uma hora.

Publicidade

O que de mais interessante está por vir na Web3 nos próximos tempos? 

Camila Ramos — As coisas interessantes para o novo ciclo são ferramentas de Zero Knowledge sendo de fato aplicadas nas mainnets, que promete ser algo que irá acelerar as transações.

Outro tema que será super quente é o de account abstraction. No momento todo mundo fala disso, mas ainda no campo da hipótese. Será necessário times de diferentes wallets para de fato implementar e os desenvolvedores terão que mudar os smart contracts para lidar com essa nova interação de wallets. 

O que são abstrat accounts?

Camila Ramos — É um meio de definir as condições para uma transação ocorrer. No momento, a transação só é válida se o nounce está correto, se tem a assinatura digital, sem tem gas o suficiente. As Account abtractions permitem que os desenvolvedores implementem a lógica que eles quiserem para uma transação ocorrer e ser considerada válida. Multisig é um fator. Eles podem definir que uma transação é válida se tem duas assinaturas.

VOCÊ PODE GOSTAR
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”
Imagem da matéria: Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Integrar as dezenas de redes de segunda camada é o próximo grande passo, tanto para programadores quanto usuários finais
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

ETFs de Ethereum: aqui estão todas as solicitações aguardando aprovação da SEC

O prazo de decisão da SEC para os produtos propostos com Ethereum varia de final de maio a início de agosto
Vitalik Buterin na ETH Taipei 2024. Foto: Rug Radio

Como o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, mantém suas criptomoedas seguras

“Descentralize sua própria segurança”, diz Buterin – mas ele não usa uma cold wallet para suas próprias criptomoedas