Imagem da matéria: Executivo responsável por projeto de criptomoedas do BTG Pactual agora toca divisão da Exame
André Portilho (esquerda) comandou projeto de tokenização do banco (Foto: Arquivo pessoal)

Erramos: Ao contrário do que foi inicialmente informado, André Portilho é o responsável somente pela área de educação da nova Exame.

O executivo André Portilho, um dos sócios do banco de investimentos BTG Pactual, será o responsável por conduzir o setor de educação da Exame. Em 2019, Portilho comandou os projetos de tokenização do grupo financeiro.

Publicidade

“Time junto pela primeira vez. Muita coisa pra fazer! Keep moving, keep learning, keep doing!”, escreveu o empresário em postagem no LinkedIn.

Junto com o executivo, quem assume como CEO da operação é Pedro Thompson.

Portilho tem em seu currículo recente a direção de um fundo de investimentos dentro do BTG Pactual focado em criptoativos.

“Começamos a olhar o mercado de criptomoedas e mais parecia o mercado financeiro brasileiro dos anos 90 falando em termos de arbitragem”, disse o sócio do BTG durante a conferência Blockcrypto, que ocorreu em julho passado.

Meses antes, em fevereiro, o BTG anunciou planos para lançar a ReitBZ — token lastreado em “ativos imobiliários de alto risco no Brasil”. Na ocasião, a instituição planejava aderir à criptoeconomia formando um mercado de US$ 15 milhões para o ReitBZ.

Publicidade

Mudança de mãos

Fundada em 1967, a revista Exame é considerada uma das maiores e mais influentes publicações de economia e negócios do país e um dos principais títulos do Grupo Abril.

Com a grave crise financeira do Grupo Abril, que recorreu à recuperação judicial, o conglomerado fundado pela família Civita acabou vendido para o empresário Fábio Carvalho em 2018. A operação, inclusive, contou com apoio do BTG Pactual, que já sinalizava interesse na Exame e mantinha parceria comercial em plataformas digitais da revista.

Em dezembro de 2019, o banco de investimentos arrematou a Exame em leilão por R$ 72 milhões — foi o único a apresentar proposta.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo à época apontou que o propósito do BTG seria o de estabelecer um projeto semelhante ao de sites como Infomoney, ligado à XP Investimentos, mas com maior independência editorial.

Publicidade

Já sob a nova direção, a Exame diz ter como objetivo ser a “principal plataforma para o desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial das pessoas”.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais