Imagem da matéria: Executivo que comandou plano fracassado da criptomoeda do Facebook deixa cargo
Executivo responsável pela Diem, do Facebook, David Marcus (Foto: Reprodução/Facebook)

David Marcus, executivo da Meta, empresa que controla o Facebook, anunciou nesta terça-feira (30) em suas redes sociais que deixará a empresa neste final de ano, após sete anos na companhia onde comandou a iniciativa de criptomoeda Libra e a carteira digital Novi.

Sem citar diretamente um motivo para deixar o cargo, Marcus sugere em seu texto que necessitava de tempo “para começar a construir algo novo e empolgante novamente”, apesar dos “sete anos gratificantes” na companhia. Até então, o executivo estava à frente da Novi, um empreendimento que ainda está em fase de testes.

Publicidade

Mas ele também trabalhou em iniciativas internas com uma equipe de blockchain do Facebook. Quando estas iniciativas vieram a público, ficaram conhecidas como Libra e também Diem. Eram projetos de criptomoedas que não saíram do papel.

Marcus, porém, sugere que deixa a companhia de cabeça erguida após atingir um marco importante da companhia com o lançamento da carteira digital. Disse também que sai orgulhoso da equipe que ele montou nos últimos três anos e que tem a confiança que eles vão fincar com grandeza a bandeira da Novi.

Por fim, ele agradeceu o criador do Facebook e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, pela oportunidade de fazer parte da companhia, e, nas entrelinhas, desejou boa sorte ao seu substituto e novo head da Novi, Stephane Kasriel. Ambos tiveram carreira no Paypal no início da última década. 

Leia a publicação de David Marcus na íntegra:

“Depois de sete anos gratificantes na Meta, tomei a difícil decisão de renunciar e deixar a empresa no final deste ano.

Publicidade

Embora ainda haja muito a fazer após atingir um marco importante com o lançamento de Novi que está prestes a acontecer — e eu continuo apaixonado como sempre pela necessidade de mudança em nossos sistemas financeiros e de pagamentos — meu DNA empresarial tem me cutucado por muitas manhãs e eu insistia em ignorá-lo.

A única coisa de que tenho mais orgulho durante meu tempo aqui (na Meta) é a incrível equipe que montamos nos últimos três anos. Este é o grupo de pessoas mais resiliente, apaixonado, determinado e talentoso com quem já trabalhei.

Me sinto confortável e confiante em saber que eles continuarão a executar nossa importante missão sob a liderança de Stephane Kasriel, e mal posso esperar para testemunhar isso do lado de fora. Eu sei que será algo grande logo à frente.

Vou manter um lugar especial em meu coração por alguns dos anos mais divertidos e estimulantes da minha vida que foi construindo o Messenger com tantas pessoas talentosas. Por sua vez, os anos com a Novi foram os mais motivados pela missão e intelectualmente estimulantes.

Publicidade

Sou extremamente grato a Mark (Zuckerberg) pela oportunidade e privilégio de compartilhar um pouco da jornada ao longo dos anos. Guardarei memórias e amizades de minha vida na empresa e desejo tudo de bom nos anos que virão.

Agora espero ter mais tempo livre nos próximos meses, antes de começar a construir algo novo e empolgante novamente.

Avante!”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Os 4 indicadores que podem prever uma recessão nos EUA

Os 4 indicadores que podem prever uma recessão nos EUA

Com base em gráficos atualizados, os quatro indicadores já estão no vermelho, sinalizando uma alta probabilidade de recessão econômica nos EUA em 2025
neiro - memecoin de cachorro no Ethereum

Projetos de memecoins se distanciam da Gotbit após acusações de manipulação de mercado

Vários projetos, incluindo Neiro, afirmam que romperam laços com a formadora de mercado Gotbit após acusações federais nos EUA
Imagem da matéria: Edward Snowden critica “centralização” da Solana; devs reagem

Edward Snowden critica “centralização” da Solana; devs reagem

O denunciante Edward Snowden fez várias críticas à centralização da Solana, reacendendo um antigo debate
Imagem da matéria: Liqi entra para 2ª fase do DREX em consórcio com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Liqi entra para 2ª fase do DREX em consórcio com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Os testes do consórcio, que agora conta com a participação da Liqi, será focado em operação de crédito colateralizado via CDB