Imagem da matéria: Executivo da Huawei detalha a força da moeda digital chinesa: "261 milhões de carteiras"
Foto; Shutterstock

O yuan digital já chega a 261 milhões de carteiras digitais pessoais e até o mês de maio foram feitas 264 milhões de transações com a CBDC (Central Bank Digital Currency) na China. Apesar do volume parecer grande, somente 4.567 estabelecimentos comerciais estão autorizados a receber por este meio de pagamento.

As informações foram reveladas em reportagem do jornal Valor Econômico, que entrevistou Ron Raffensperger, CTO de serviços financeiros da Huawei Technologies. Segundo o executivo, a empresa está desenvolvendo em parceria com o governo da China uma blockchain permissionada (os membros precisam de autorização para participar) para gerar escalabilidade para o uso do yuan digital.

Publicidade

O executivo explicou que a CBDC na China tem duas grandes divisões: atacado e varejo. No primeiro caso o Banco Central emite as moedas e envia para sete grandes bancos; no segundo caso, esse grupo de bancos viabiliza o uso do yuan digital por consumidores, empresas e comércios.

Raffensperger disse ao jornal que uma barreira é a questão da privacidade. Com cada transação registrada em blockchain, pessoas e empresas não conseguiriam fazer nada sem deixa um registro.

Mas algumas soluções já estão sendo pensada, disse o empresário. Transações entre wallets via Bluetooth e criptografias específicas para determinados valores de negociação são opções sendo estudadas.

“No modelo direto de CBDC, o banco central sabe tudo o que foi feito. É muito diferente da moeda fiduciária que você tem na carteira. Quando você tem reais na sua mão, pode dar dinheiro para qualquer pessoa a qualquer momento e ninguém vai saber sobre isso”, disse Raffensperger ao jornal.

Publicidade

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

MB lança Fist, primeiro token de Renda Variável Digital no setor de energia elétrica

O investimento, disponível pela primeira vez para pessoa física, possui validade de 30 anos, com dividendos que variam de 0,9% a 1,2% ao mês
Bitcoin e grafico de mercado

Traders de Bitcoin miram US$ 74 mil já na próxima semana com nova onda de fluxo positivo para ETFs

Com ETFs registrando quatro dias seguidos de entradas e dados de inflação nos EUA abaixo do esperado, o Bitcoin já começou a retomar a alta e superou os US$ 66 mil
Imagem da matéria: Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Pavel Durov detém 1% do maior token de jogo deste ano, doado pelos jogadores. E ele não está vendendo seus Notcoin – não agora, pelo menos
Imagem da matéria: Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

De 8 a 10 de outubro, pontos chave da cidade de Madri atrairão o ecossistema Web3 sob uma perspectiva de negócios, legal e técnica