Imagem da matéria: Executivo da Huawei detalha a força da moeda digital chinesa: "261 milhões de carteiras"
Foto; Shutterstock

O yuan digital já chega a 261 milhões de carteiras digitais pessoais e até o mês de maio foram feitas 264 milhões de transações com a CBDC (Central Bank Digital Currency) na China. Apesar do volume parecer grande, somente 4.567 estabelecimentos comerciais estão autorizados a receber por este meio de pagamento.

As informações foram reveladas em reportagem do jornal Valor Econômico, que entrevistou Ron Raffensperger, CTO de serviços financeiros da Huawei Technologies. Segundo o executivo, a empresa está desenvolvendo em parceria com o governo da China uma blockchain permissionada (os membros precisam de autorização para participar) para gerar escalabilidade para o uso do yuan digital.

Publicidade

O executivo explicou que a CBDC na China tem duas grandes divisões: atacado e varejo. No primeiro caso o Banco Central emite as moedas e envia para sete grandes bancos; no segundo caso, esse grupo de bancos viabiliza o uso do yuan digital por consumidores, empresas e comércios.

Raffensperger disse ao jornal que uma barreira é a questão da privacidade. Com cada transação registrada em blockchain, pessoas e empresas não conseguiriam fazer nada sem deixa um registro.

Mas algumas soluções já estão sendo pensada, disse o empresário. Transações entre wallets via Bluetooth e criptografias específicas para determinados valores de negociação são opções sendo estudadas.

“No modelo direto de CBDC, o banco central sabe tudo o que foi feito. É muito diferente da moeda fiduciária que você tem na carteira. Quando você tem reais na sua mão, pode dar dinheiro para qualquer pessoa a qualquer momento e ninguém vai saber sobre isso”, disse Raffensperger ao jornal.

Publicidade

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo do itau ao lado de criptomoedas e bitcoin

Itaú libera compra de Bitcoin no app, mas sem saques para carteira externa

O “wallet out”, que permite o envio de criptomoedas do banco para uma carteira externa, ainda está em fase de avaliação
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Tether vai descontinuar sua stablecoin lastreada ao euro, EURT

A emissora do USDT deu uma data final para os usuários de EUR₮ resgatarem seus ativos
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin retorna aos US$ 94 mil e Ether atinge maior preço em 5 meses

Manhã Cripto: Bitcoin retorna aos US$ 94 mil e Ether atinge maior preço em 5 meses

Na semana, o Ether valorizou 15% enquanto o Bitcoin caiu 2,8%
Imagem da matéria: Deputado ignora Marco Legal das Criptomoedas e propõe nova lei para regular setor

Deputado ignora Marco Legal das Criptomoedas e propõe nova lei para regular setor

Texto cria definições legais para conceitos como contratos inteligentes, oferta inicial de moeda (ICO), NFT e token de ativos do mundo real