A exchange australiana Independent Reserve lançou um comunicado, nesta quarta-feira (27), informando que vai parar de comercializar o Bitcoin SV (BSV).
A empresa encerrará as negociações do BSV e dos seus pares em 28 de março e, a partir desta data, concederá um prazo de 6 meses para que os usuários retirem os fundos da plataforma. Depois deste período, o saque poderá atrasar e receber taxas adicionais.
No comunicado, a corretora alega que a decisão se dá por conta “dos eventos recentes e devido ao feedback recebido pela comunidade do Bitcoin SV”. Contudo, a decisão irritou Calvin Ayre, que é um dos responsáveis pela criação do criptoativo.
Retirada do BSV de exchange irrita Calvin Ayre
Ao saber da decisão, comunicada através de um post no blog da companhia e pelo Twitter, Calvin Ayre respondeu imediatamente através do seu perfil na rede social.
“Acredito que a corretora recebeu dinheiro da gangue do Bitcoin para fazer isso. Essa é uma exchange irrelevante e praticamente não conduz negociações de BSV. Eles receberam um pouco de dinheiro e estão querendo ganhar reconhecimento, mesmo que de forma negativa. Ignorem isso”, suplicou o empresário aos seus seguidores.
Leia Também
O BSV é a 16ª criptomoeda mais popular da atualidade e está cotada a R$ 884. Ela foi desenvolvida, supostamente, para atender à visão original de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin (BTC). Para os adeptos do BSV, o BTC não atende o propósito de ser um meio de pagamento universal devido às suas taxas elevadas e à demora na confirmação das transações.
Polêmicas marcam a trajetória do Bitcoin SV
Há alguns meses, o BSV ocupava uma posição mais elevada no ranking das criptomoedas. No entanto, algumas polêmicas colocam o Bitcoin SV como uma espécie de “pária” entre uma parcela significativa dos entusiastas das criptomoedas.
Craig Wright, que é um dos fundadores do BSV, é conhecido por se autointitular o criador do Bitcoin (BTC), embora poucas pessoas e publicações acreditem nesta teoria. Porém, Wright tem o costume de processar aqueles que se manifestam publicamente contra as suas alegações.
Mais recentemente, Craig se voltou contra o site Bitcoin.org, que hospeda o documento original de Sakamoto sobre o BTC. A intenção do empresário é derrubar este e qualquer outro site que se recuse a retirar o documento do ar; ele alega que o paper é de sua propriedade intelectual, já que ele é, alegadamente, o próprio Sakamoto.
Por conta das polêmicas que envolvem o projeto e os criadores do BSV, diversas exchanges – incluindo a Binance e a Kraken – retiraram a criptomoeda das suas operações em anos anteriores.