Andrea Zanon posa para foto
Andrea Zanon (Foto: Reprodução/LinkedIn)

A Guarda Civil da Espanha prendeu na sexta-feira (1º) o especialista em finanças Andrea Zanon, ex-consultor do Banco Mundial e do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, por suspeita de crime de pirâmide financeira com criptomoedas. Italiano, Zanon é acusado de comandar uma empresa chamada Nimbus Plataform LTD, que fraudou cerca de R$ 660 milhões (US$ 135 milhões) de centenas de vítimas.

A prisão do acusado foi feita no Aeroporto de Barcelona, momentos antes de ele embarcar para os Emirados Árabes, onde participaria da conferência sobre clima COP 28. Segundo o site Europapress, sua prisão, condicionada a liberdade sob fiança, foi determinada pelo juiz Joaquín Gadea, do Tribunal Nacional da Espanha, para evitar risco de fuga, já que Zanon mora atualmente nos EUA. 

Publicidade

Durante a audiência, Zanon negou todas as acusações, garantindo ao juiz que ele serviu apenas para fazer algumas promoções no início do negócio e que não tem nada a ver com a administração do esquema. A Nimbus, cuja sede fica em Malta, prometia negociação de Bitcoin (BTC) “sem chance de perda” e retornos entre 7% e 15% ao mês, descreve o site Criptonoticias.

Mas para o juiz os fatos são diferentes. Ele averiguou que a própria empresa listou Zanon como um dos fundadores e CEO na sua fase inicial e que agora pesa sobre ele várias acusações, como lavagem de dinheiro e organização criminosa. 

Para o juiz, que investiga o caso há mais de dois anos, Zanon usou seu notório currículo para promover a Nimbus, o que pode ter atraído as vítimas.

O magistrado cita uma entrevista de 2019 em que o acusado apresentou a plataforma como o seu projeto atual e na qual se referiu à sua experiência como conselheiro do ex-presidente dos EUA Bill Clinton, da ex-secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, e como conselheiro em investimentos e risco gestão no Banco Mundial, afirma o Europapress.

Publicidade

Gadea disse que Zanon constituiu a empresa para a prática da fraude e integrou diversos órgãos sociais da mesma, desde o seu início até datas próximas da consumação do crime de fraude. Deduz assim que “poderia ter conhecimento preciso da data em que iria ocorrer a suspensão de pagamentos e o bloqueio de fundos”, alega o juiz.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Equipe de Kamala Harris está fazendo "várias perguntas" sobre criptomoedas, diz Mark Cuban

Equipe de Kamala Harris está fazendo “várias perguntas” sobre criptomoedas, diz Mark Cuban

Dois dias após o início da campanha presidencial de Kamala Harris, seus conselheiros já estão avaliando como abordar as criptomoedas
mão segura celular com logo do whatsapp

WhatsApp pirata pode estar minerando criptomoedas no seu celular sem você saber

Conhecidos como WhatsApp GB, Aero e Plus, as cópias não autorizadas do app oficial da Meta podem abrir portas para vazamento de mensagens, fotos e áudios, dizem especialistas
Imagem da matéria: Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mais de uma década após a maior exchange de Bitcoin do mundo ser hackeada, os credores da Mt. Gox finalmente receberão seus reembolsos; aqui está o que aconteceu
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Puzzle desta quinta-feira (25)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Puzzle desta quinta-feira (25)

Procurando o combo diário, o código cifrado e puzzle desta quinta? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no Hamster Kombat