Andrea Zanon posa para foto
Andrea Zanon (Foto: Reprodução/LinkedIn)

A Guarda Civil da Espanha prendeu na sexta-feira (1º) o especialista em finanças Andrea Zanon, ex-consultor do Banco Mundial e do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, por suspeita de crime de pirâmide financeira com criptomoedas. Italiano, Zanon é acusado de comandar uma empresa chamada Nimbus Plataform LTD, que fraudou cerca de R$ 660 milhões (US$ 135 milhões) de centenas de vítimas.

A prisão do acusado foi feita no Aeroporto de Barcelona, momentos antes de ele embarcar para os Emirados Árabes, onde participaria da conferência sobre clima COP 28. Segundo o site Europapress, sua prisão, condicionada a liberdade sob fiança, foi determinada pelo juiz Joaquín Gadea, do Tribunal Nacional da Espanha, para evitar risco de fuga, já que Zanon mora atualmente nos EUA. 

Publicidade

Durante a audiência, Zanon negou todas as acusações, garantindo ao juiz que ele serviu apenas para fazer algumas promoções no início do negócio e que não tem nada a ver com a administração do esquema. A Nimbus, cuja sede fica em Malta, prometia negociação de Bitcoin (BTC) “sem chance de perda” e retornos entre 7% e 15% ao mês, descreve o site Criptonoticias.

Mas para o juiz os fatos são diferentes. Ele averiguou que a própria empresa listou Zanon como um dos fundadores e CEO na sua fase inicial e que agora pesa sobre ele várias acusações, como lavagem de dinheiro e organização criminosa. 

Para o juiz, que investiga o caso há mais de dois anos, Zanon usou seu notório currículo para promover a Nimbus, o que pode ter atraído as vítimas.

O magistrado cita uma entrevista de 2019 em que o acusado apresentou a plataforma como o seu projeto atual e na qual se referiu à sua experiência como conselheiro do ex-presidente dos EUA Bill Clinton, da ex-secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, e como conselheiro em investimentos e risco gestão no Banco Mundial, afirma o Europapress.

Publicidade

Gadea disse que Zanon constituiu a empresa para a prática da fraude e integrou diversos órgãos sociais da mesma, desde o seu início até datas próximas da consumação do crime de fraude. Deduz assim que “poderia ter conhecimento preciso da data em que iria ocorrer a suspensão de pagamentos e o bloqueio de fundos”, alega o juiz.

VOCÊ PODE GOSTAR
Prédio do Capitólio nos EUA

Legislação sobre criptomoedas pode libertar a indústria da supervisão da SEC, mas críticos fazem alerta

Um projeto de lei proposto isentaria formalmente criptomoedas como Solana e XRP da supervisão da SEC ao mudar noção de valores mobiliários
Imagem da matéria: Senado aprova Paul Atkins, defensor das criptomoedas, para liderar SEC

Senado aprova Paul Atkins, defensor das criptomoedas, para liderar SEC

Atkins afirma que dar às criptomoedas uma base regulatória sólida será prioridade em sua gestão à frente da comissão
costas de agente do FBI

FBI liderou esquema cripto usando nome de Elon Musk para pegar criminosos

Operação secreta de lavagem de dinheiro com criptomoedas foi realizada em um posto dos correios do tamanho de um galpão
Imagem da matéria: Solana, Cardano e Avalanche lideram perdas no mercado com quedas de 5%

Solana, Cardano e Avalanche lideram perdas no mercado com quedas de 5%

As altcoins tiveram desempenho inferior ao do mercado mais amplo nas negociações desta quarta-feira