Ex-ator da Disney e empresário de bitcoin vai disputar presidência dos EUA

Além de Brock Pierce, atual presidente da Fundação Bitcoin, o rapper Kanye West disse que também vai concorrer à Casa Branca

Ex-ator-mirim da Disney e empresário de bitcoin vai disputar presidência dos EUA
Brock Pierce no filme em que faz o papel de filho do presidente dos EUA (Foto: Divulgação)


O antigo ator-mirim de filmes da Disney e agora empresário no ramo das criptomoedas, Brock Pierce, anunciou que vai se candidatar à presidência do Estados Unidos nas próximas eleições, que ocorrerão em novembro.

Pierce, que é o atual presidente da Fundação Bitcoin, disse no domingo (05) que vai entrar na disputa sem ter partido — o que não é possível no Brasil.

“Passei minha vida criando grandes coisas do nada e posso ajudar outras pessoas a fazer o mesmo”, afirmou no anúncio.

Além do cargo de direção na Fundação Bitcoin, Pierce é ainda cofundador da EOS Alliance, Block.one, Blockchain Capital, Tether e Mastercoin.

Nos anos 90, ele estrelou alguns filmes da Disney. Entre os 12 e o 17, ele atuou em oito filmes diferentes. Em um deles, o “Sinbad – Enlouquecendo meu Guarda-Costas”, o empresário faz o papel do filho do presidente do Estados Unidos.

No comunicado, Pierce defende sua candidatura como um elemento de reconstrução do país. O tom, ao menos na aparência, é bem mais mais leve que o slogan “Make the America Great Again”, usado pelo atual presidente, o republicano Donald Trump — que é candidato à reeleição.

“Os empresários são essenciais para a reconstrução desta nação que amamos, e estou participando dessa corrida porque sei que juntos podemos ajudar a construir um caminho para o renascimento da América que tanto amamos”.



Em vídeo disponível no YouTube, Pierce enfatiza o uso proativo da tecnologia como ferramenta para, entre outros objetivo, fomentar o empreendedorismo e transformar os Estados Unidos em uma “economia do século XXI”. O site oficial da campanha, no entanto, não traz maiores detalhes sobre o que pretende o agora candidato, caso eleito para o cargo.

Kanye West na disputa

Quem também se lançou como candidato independente à Presidência da nação mais poderosa do planeta é o rapper Kanye West, outro entusiasta das criptomoedas.

O anúncio foi feito de forma mais informal, por meio de uma postagem no Twitter. “Agora devemos cumprir a promessa da América sob a confiança em Deus, unificando nossa visão e construindo nosso futuro. Estou concorrendo à presidência dos Estados Unidos”.

Mesmo sem anúncio oficial e nem expor mais detalhes do que defende como candidato, pelo menos uma figura de peso já manifestou apoio à candidatura de West. “Você tem todo meu suporte”, disse no Twitter o empresário bilionário Elon Musk, atual CEO da Tesla e da SpaceX.

West e Pierce têm chance?

Candidatos independentes são comuns na eleição presidencial norte-americana. No entanto, quem costuma dominar a cena são os postulantes ao cargo pelos dois principais partidos políticos, o Republicano e o Democrata.

Vice-presidente de Barack Obama (2009-2017), Joe Biden será o candidato democrata. Ele terá como missão impedir que o republicano Donald Trump, eleito em 2016, fique por mais quatro anos à frente da Casa Branca.

Apesar dos anúncios de Pierce e West, faltando pouco menos de quatro meses para a eleição presidencial, o mais provável é que republicanos e democratas sigam monopolizando a disputa.