Imagem da matéria: Evento online gratuito sobre open banking reúne os principais especialistas do Brasil
Foto: Shutterstock

Uma das principais iniciativas do Banco Central para modernizar o sistema financeiro brasileiro nos próximos anos, o Open Banking será tema de um evento online que vai reunir alguns dos principais nomes do setor.

O Open Banking Week, que acontece de 1º a 6 de junho, tem inscrição gratuita, que pode ser feita até o próximo dia 25 de maio por meio da plataforma Sympla.

Publicidade

Ainda não há uma programação definida, mas as discussões devem ocorrer em torno de seis eixos (trilhas): tecnologia, segurança, soluções/cases, regulação, Open X e Open Mic.

O site deixa ainda uma opção para proposição de conteúdos a serem debatidos durante o evento, por meio do e-mail [email protected]

Entre os palestrantes já confirmados estão: Bruno Diniz, diretor do Comitê de Fintechs da ABStartups e autor do livro “O Fenômeno Fintech” (ed. Alta Books); o consultor de fintechs e bancos Luiz Gustavo Nugnes, fundador do Open Banking Radar; e nomes ligados a grandes bancos, startups e especialistas em regulação financeira.

O que é Open Banking?

O Open Banking corresponde a um conjunto de regras e tecnologias que permitem o compartilhamento — seguro, eficiente e mediante autorização prévia — de informações cadastrais e financeiras de pessoas e empresas.

Publicidade

Em suma, ele parte do princípio que a propriedade dos dados é do consumidor, e não do banco ao qual ele está vinculado. Dessa forma, a expectativa é que seja muito mais fácil para esse consumidor mudar de uma instituição financeira para outra, por exemplo.

Assim como o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que entra em operação em novembro, o Open Banking também estabelece um padrão que terá de ser seguido por todos os integrantes do ecossistema financeiro nacional. Um ambiente que tende a favorecer as fintechs.

O Reino Unido já conta com seu sistema de Open Banking em operação. Estados Unidos, Austrália, Japão e União Europeia também já estudam como implantá-lo.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024