Imagem da matéria: Evento online gratuito sobre open banking reúne os principais especialistas do Brasil
Foto: Shutterstock

Uma das principais iniciativas do Banco Central para modernizar o sistema financeiro brasileiro nos próximos anos, o Open Banking será tema de um evento online que vai reunir alguns dos principais nomes do setor.

O Open Banking Week, que acontece de 1º a 6 de junho, tem inscrição gratuita, que pode ser feita até o próximo dia 25 de maio por meio da plataforma Sympla.

Publicidade

Ainda não há uma programação definida, mas as discussões devem ocorrer em torno de seis eixos (trilhas): tecnologia, segurança, soluções/cases, regulação, Open X e Open Mic.

O site deixa ainda uma opção para proposição de conteúdos a serem debatidos durante o evento, por meio do e-mail [email protected]

Entre os palestrantes já confirmados estão: Bruno Diniz, diretor do Comitê de Fintechs da ABStartups e autor do livro “O Fenômeno Fintech” (ed. Alta Books); o consultor de fintechs e bancos Luiz Gustavo Nugnes, fundador do Open Banking Radar; e nomes ligados a grandes bancos, startups e especialistas em regulação financeira.

O que é Open Banking?

O Open Banking corresponde a um conjunto de regras e tecnologias que permitem o compartilhamento — seguro, eficiente e mediante autorização prévia — de informações cadastrais e financeiras de pessoas e empresas.

Publicidade

Em suma, ele parte do princípio que a propriedade dos dados é do consumidor, e não do banco ao qual ele está vinculado. Dessa forma, a expectativa é que seja muito mais fácil para esse consumidor mudar de uma instituição financeira para outra, por exemplo.

Assim como o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que entra em operação em novembro, o Open Banking também estabelece um padrão que terá de ser seguido por todos os integrantes do ecossistema financeiro nacional. Um ambiente que tende a favorecer as fintechs.

O Reino Unido já conta com seu sistema de Open Banking em operação. Estados Unidos, Austrália, Japão e União Europeia também já estudam como implantá-lo.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
Agentes da PF e Receita em ação durante a operação Niflheim

PF caça grupo criminoso que movimentou R$ 55 bilhões em criptomoedas para o exterior

Investigados por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, líderes de três grupos atuavam a partir da cidade de Caxias do Sul (RS) e de Orlando (EUA)
Anderson, ex-Grêmio e Inter, recebeu R$ 14 milhões de roubo do Santander e tentou comprar bitcoin

Ex-jogador réu em caso de lavagem de dinheiro com Bitcoin tem prisão decretada por não pagamento de pensão

Há três anos, o ex-jogador Anderson, com passagens por Grêmio e Inter, virou réu no caso Gerdau/Santander por suspeita de participar de um roubo seguido de lavagem de dinheiro
moeda de Bitcoin em cima de globo terrestre e mundo

Brasil é o 10º país com maior adoção de criptomoedas em 2024, diz estudo

No índice global da Chainalysis, que classifica os 20 principais países em adoção, lideram Índia (1º), Nigéria (2º) e Indonésia (3º); veja lista completa