Imagem da matéria: Euro digital deve complementar, não substituir o dinheiro, diz presidente do BCE
Chritine Lagarde em conferência (Foto: Center for Global Development/Flickr)

Se o Banco Central Europeu (BCE) criar um euro digital, ele deve apenas complementar, mas não substituir o dinheiro tradicional, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, na Assembleia Parlamentar Franco-Alemã hoje.

“Também estamos explorando os benefícios, riscos e desafios operacionais da introdução de um euro digital”, disse Lagarde, em seu discurso, acrescentando: “Um euro digital pode ser um complemento, não um substituto para o dinheiro. Poderia fornecer uma alternativa às moedas digitais privadas e garantir que o dinheiro soberano permaneça no centro dos sistemas de pagamento europeus. ”

Publicidade

“A nível europeu, isso deve ser complementado pela aceleração do progresso em direção ao Mercado Único Digital para ajudar a fornecer economias de escala para as empresas digitais, ao mesmo tempo que aborda as principais preocupações em torno da segurança cibernética e da proteção de dados”, disse ela.

Em novembro, o BCE publicou um relatório sobre a emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC), que foi posteriormente apresentado ao público para feedback. Em 10 de setembro, Largarde anunciou que haveria uma consulta sobre a ideia de emissão de moeda digital nas próximas semanas.

Na semana passada, a Societe Generale Forge – responsável pelo desenvolvimento de um CBDC do Banco Central da França – escolheu a blockchain Tezos para liquidações interbancárias.

No entanto, a China ainda está muito à frente – e planeja continuar nessa liderança. Já que está lançando sua moeda digital em etapas e pretende ser o primeiro país a ter uma moeda totalmente digital.

Publicidade

“A China tem muitas vantagens e oportunidades na emissão de moedas digitais fiduciárias, por isso deve acelerar o ritmo para aproveitar o primeiro caminho”, disse o comentário do banco central da China, em um artigo na China Finance, que é administrada pelo Banco Popular da China ( PBOC).

VOCÊ PODE GOSTAR
computador quãntico

O que os projetos cripto estão fazendo para contornar a ameaça quântica

A corrida pela segurança pós-quântica já começou, e projetos como Bitcoin, Solana e Algorand se mobilizam para proteger bilhões de dólares diante de um futuro inevitável
Aloizio Mercadante BNDES fala em plenário

Presidente do BNDES defende aumento da taxação das criptomoedas

Aloizio Mercadante defende a taxação de criptomoedas enviadas ao exterior como alternativa para compensar o recuo no aumento do IOF
Imagem da matéria: Trump vai lançar sua própria carteira de criptomoedas

Trump vai lançar sua própria carteira de criptomoedas

Uma carteira cripto oficial com a marca do presidente Trump está sendo lançada em conexão com sua memecoin na Solana e a plataforma Magic Eden
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Manhã Cripto: Criptomoedas são isentas de acordo de Haddad para reduzir IOF

Haddad deixou as criptomoedas de lado no novo pacote tributário negociado com o Congresso