O veterano dos investimentos Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, afirmou nesta segunda-feira (24) que possui bitcoin. “Eu tenho um pouco de bitcoin”, disse, durante a conferência Consensus, um evento sobre o mercado de criptomoedas organizado pelo Coindesk.
Dalio, que é um antigo crítico do bitcoin, afirmou também que em um cenário inflacionário prefere bitcoin a títulos.
O comentário de Dalio, contudo, não serve apenas para demonstrar seu otimismo ao bitcoin, mas também para para expressar pessimismo sobre o dólar, comentou o Coindesk. Para Dalio, o dólar americano está à beira da desvalorização em um nível visto pela última vez em 1971 e que a China está ameaçando o papel do dólar como moeda de reserva mundial — diga-se o yuan digital.
Segundo ele, em tal ambiente, o bitcoin, com suas propriedades semelhantes ao ouro, parece cada vez mais atraente como veículo de poupança.
Antigo crítico do bitcoin
Dalio é gestor do maior fundo de hedge do mundo com US$ 101,9 bilhões em ativos. Sob sua gestão, a Bridgewater se tornou a quinta empresa mais importante dos Estados Unidos, segundo a Fortune. O gestor também é o autor de best sellers e considerado guru no setor de investimentos.
Depois de expressar ceticismo sobre a criptomoeda em novembro, Dalio começou a mudar de ideia neste ano. Em janeiro ele disse: “Acredito que o Bitcoin é uma invenção incrível. Existe a possibilidade de que o bitcoin e seus concorrentes possam preencher essa necessidade crescente” de uma reserva alternativa de valor”, postou no LinkedIn.