Imagem da matéria: Ethereum irá lidar com 100 mil transações por segundo, diz desenvolvedor de atualização
Foto: Shutterstock

Proto-danksharding vai mudar completamente o Ethereum – e para melhor, diz o desenvolvedor principal Mario Havel.

Durante o ETH Barcelona no fim de semana, Havel disse à Decrypt que a próxima grande atualização do Ethereum, chamada “Dencun”, está chegando às “últimas etapas de planejamento”. A atualização fará muitas coisas, mas uma das principais mudanças é a introdução do recurso proto-danksharding, que permitirá à rede escalar e lidar com até 100 mil transações por segundo, segundo os desenvolvedores.

Publicidade

“A maior parte do foco no momento está na implementação do EIP-4844, também conhecido como proto-danksharding”, explicou Havel. De acordo com o desenvolvedor principal, o EIP-4844 estabelece a base para o particionamento de dados por meio da introdução de um novo tipo de transação, chamado “data blob” (bloco de dados) de nome estranho.

Os blocos de blobs também introduzem o que é chamado de compromisso KZG. O nome é uma abreviação de Kate-Zaverucha-Goldberg, os nomes dos autores originais que o criaram.

De acordo com Havel, o compromisso KZG apontará para determinados “blobs” de informações. Isso é útil para soluções de escalonamento de camada 2, como Optimism e Arbitrum, porque eles agrupam transações em conjunto em “rollups” e atualmente têm problemas para acessar os dados necessários para verificar essas transações.

Quanto mais fácil for para um rollup acessar os dados de que precisa, mais rápido e mais barato as transações podem ser verificadas e relatadas à rede principal do Ethereum.

Segundo Carl Beekhuizen e Trent van Epps, dois membros da Ethereum Foundation que estão trabalhando no proto-danksharding, os blobs estabelecem a base para o particionamento de dados.

Publicidade

No podcast Epicenter eles esclareceram a ideia, dizendo que em vez de ter várias sidechains simultâneas, há apenas uma cadeia, mas com uma “quantidade maluca” de informações.

Os dados podem então ser divididos em uma única cadeia, permitindo que validadores individuais ou máquinas de tamanho menor sejam responsáveis apenas por uma pequena parte dessa grande quantidade de informações. E, diz Havel, esses dados serão armazenados apenas por algumas semanas.

Os compromissos KZG estão no final de sua “cerimônia de computação multiparte”, disse Havel, que convoca a comunidade para ajudar no esforço de escalonamento.

Havel também explicou que os blobs armazenarão dados apenas por um tempo limitado e nunca tocarão na Máquina Virtual Ethereum (EVM), o ambiente onde todos os contratos inteligentes vivem e interagem entre si.

Publicidade

“Em vez disso, eles criarão um compromisso KZG, que nos permitirá lidar com dados de maneira muito mais eficiente e mais barata”, explicou ele, dado o fato de que os blobs são pequenos o suficiente para tornar o uso do disco gerenciável.

Havel explicou que os blobs armazenarão dados apenas por um tempo limitado e nunca tocarão na Máquina Virtual Ethereum (EVM). “Seremos capazes de lidar com dados de maneira muito mais eficiente e também mais barata”, concluiu ele.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Sinal verde da SEC esta semana é apenas o primeiro passo para o lançamento do ETF de Ethereum
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Embora esteja em queda nesta sexta, o Ethereum ainda registra ganhos de mais de 21% na semana
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Nesta quinta-feira termina o prazo para a SEC aprovar ou rejeitar o ETF de Ethereum da VanEck
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve