Imagem da matéria: Educação e "mão na massa" na criação de novos projetos foram destaques da ETH Samba, afirma organizador
Foto: Shutterstock

Houve dois grandes eventos de criptomoedas nos últimos dias no Brasil. Um foi a Ethereum Rio 2023, na semana passada, com a presença de centenas de pessoas ocupando o Museu de Arte do Rio de Janeiro. Mas uma ausência foi notada: neste ano não houve hackathon.

O segundo evento, o ETH Samba, ocorreu logo na sequência e colocou grande foco justamente nesse vácuo criado pelo irmão maior. “Queríamos que fosse acessível. Por isso é um evento de graça e que as pessoas podem ganhar não só experiência e conexões, mas também bounces (bolsas, prêmios) e contatos com patrocinadores internacionais”, afirma Luca Cosivi, um dos organizadores da ETH Samba. 

Publicidade

Leia também: De seguro-chuva a NFT criado com OpenAI: conheça os vencedores dos US$ 10 mil do hackathon da ETH Samba

O executivo lembra que as discussões sobre a criação do ETH Samba começaram na Devcon do ano passado, que foi a primeira desde a pandemia e é o maior evento de Ethereum do mundo. 

“Começamos a conversar sobre tentar fazer algo para focar mais em educação no Brasil e criação de projeto. Esse sempre foi o que a gente mais adora dos eventos Ethereum pelo mundo. Um exemplo é a ETHDenver, onde realmente tem um foco em criar projeto, em educar pessoas”, aponta. 

Cosivi ressalta a importância que enxerga em uma atitude mais mão na massa para eventos cripto. “Nossa ideia é que o único modo de criar redes descentralizadas é se as pessoas contribuírem. Senão todo mundo vira usuário de novo. Esse ethos para a gente era importante”. 

Publicidade

O hackathon teve ao todo 28 projetos submetidos e todos fizeram pitch para algum sponsor. Um total de US$ 10 mil foi dividido em 14 grupos e ainda tem mais: a MetaMask irá escolher ao longo da semana os projetos que mais gostou e irá dar também bolsas. 

Luca Cosivi, organizador da ETH Samba
Luca Cosivi (esquerda) reforça a importância de criar e não ser apenas usuário das redes (Foto: Fernando Martines/Portal do Bitcoin)

Leia a cobertura completa do Portal do Bitcoin da ETH Samba. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: “Bitcoin pode salvar a humanidade”, diz fundador da 1ª empresa da B3 a investir em cripto

“Bitcoin pode salvar a humanidade”, diz fundador da 1ª empresa da B3 a investir em cripto

Israel Salmen revela como a Méliuz apostou no Bitcoin para proteger seus fundos e gerar retorno aos acionistas
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP apresenta alta com aprovação de órgão regulador de Dubai para a Ripple

Manhã Cripto: XRP apresenta alta com aprovação de órgão regulador de Dubai para a Ripple

Ripple obteve aprovação da Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai para oferecer soluções de pagamento baseadas em blockchain
Imagem da matéria: Maior operadora de bolsa de valores da Alemanha vai oferecer custódia de Bitcoin

Maior operadora de bolsa de valores da Alemanha vai oferecer custódia de Bitcoin

Deutsche Boerse, maior operadora de bolsa de valores da Alemanha, irá passar a oferecer os serviços de custódia e liquidação cripto em abril
donald trump e bitcoin

“Explicação é pouco clara”, diz Bernstein sobre altcoins na reserva nacional do governo Trump

Para a empresa, reserva estratégica com altcoins, e não apenas com Bitcoin, será difícil se o Fed estiver envolvido