Imagem da matéria: ETF de Bitcoin tem 75% de chance de ser aprovado ainda este ano, dizem analistas
Foto: Shutterstock

A vitória judicial da Grayscale ontem aumentou o otimismo para a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista (spot) este ano.

Os especialistas em ETF da Bloomberg, Eric Balchunas e James Seyffart, agora dão 75% de chance de aprovação até o final do ano.

Publicidade

Esta manhã, a dupla aumentou as chances de aprovação em 2023 de 65% no início de agosto.

A vitória da Grayscale contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) ontem, que viu um tribunal de DC considerar as razões da comissão para negar o produto da empresa de criptomoedas como “ilegais”, foi fundamental para a mudança de sentimento.

A SEC já viu uma nova onda de aplicações de ETFs de Bitcoin spot desde maio, liderada pela BlackRock.

Agora, o prazo para a avaliação de seis pedidos termina neste fim de semana.

Prazo final para os pedidos de ETF de Bitcoin à vista já feitos (fonte: Bloomberg Intelligence)

O período de revisão padrão da SEC para propostas de ETF é de 240 dias após terem sido adicionadas ao registro federal.

No entanto, o prazo não é definitivo, pois a SEC pode estendê-lo se precisar de mais tempo para analisar um pedido.

O regulador financeiro já aceitou formalmente o pedido de ETF da BlackRock e adicionou-o ao registo federal em 19 de julho, dando início ao período de revisão.

Publicidade

Outros pedidos de ETF também foram feitos após o da BlackRock, provavelmente por isso que a SEC as adicionou ao registro federal na mesma época. O período de revisão de 240 dias para essas solicitações terminará na segunda semana de janeiro de 2024.

Durante o período de revisão, a SEC possui prazos específicos para a tomada de decisões. Esses prazos geralmente ocorrem em intervalos de 45, 60 e 90 dias dentro desse período de 240 dias.

A SEC pode aprovar o ETF, negá-lo ou estender o período de revisão.

O primeiro prazo vence neste sábado, 2 de setembro, segundo ambos os analistas da Bloomberg. A análise da BlockRock segue cinco outros pedidos: da VanEck, Wisdom Tree, Invesco, Fidelity e Bitwise antes do final da semana.

A Bitwise, que reapresentou seu pedido de ETF em 28 de junho deste ano, terá uma revisão um dia antes do pedido de ETF da BlackRock em 1º de setembro.

Publicidade

A SEC adiou recentemente sua decisão sobre o pedido de ETF Bitcoin da ARK Investment, dizendo que precisava de mais tempo antes de aprovar ou negar o pedido.

Ao obter luz verde do regulador, “as chances aumentaram” desde a decisão da Grayscale, disse Tim Bevan, CEO do Grupo ETC, ao Decrypt, “mas a SEC ainda pode apelar ou negar pedidos por outros motivos”.

Bevan aposta que o mercado verá um ETF Bitcoin no quarto trimestre deste ano ou no início do próximo.

“É uma grande vitória para a indústria e para o mercado em geral, já que as chances de lançamento de um ETF fisicamente replicado aumentaram muito”, disse o diretor comercial da Deribit, Luuk Strijers, ao Decrypt. “Um ETF spot é muito mais limpo, mais fácil de entender e tem menos erros de rastreamento, o que beneficia todos os envolvidos”.

Próximas etapas para um ETF de Bitcoin

O analista de pesquisa da Bloomberg Intelligence, James Seyffart, tuitou após a decisão do tribunal que é uma “repreensão completa e absoluta de todas as ordens de negação de ETF de Bitcoin à vista da SEC”.

Seyffart acrescentou que “não há espaço de manobra” para a SEC, já que o tribunal “rejeitou” todos os seus argumentos. “Mas a decisão vai voltar para a SEC. O que a SEC pode fazer?”.

Publicidade

O analista de ETF, Eric Balchunas, disse que o “ego do presidente da SEC, Gary Gensler, é uma variável legítima” nas ações da SEC no futuro.

Blachunas e Seyffart também esperam “ordens de adiamento” para os prazos desta semana, já que a previsão é “altamente exposta logo após a decisão do tribunal”, tuitou Seyffart.

O tribunal apoiou os argumentos da Grayscale de que um ETF de Bitcoin à vista atende aos mesmos critérios para manipulação de mercado e preocupações de fraude que o ETF de futuros de Bitcoin já aprovado, considerando arbitrária a negação da SEC de aplicações de Bitcoin à vista.

A SEC poderia “revogar a listagem de ETFs de futuros de Bitcoin” se quiserem negar um ETF de Bitcoin à vista, de acordo com Seyffart.

A outra opção é que eles poderiam ir atrás de “custódia ou liquidação de Bitcoin”. Atualmente, as empresas de gestão de ativos que propõem um ETF apontaram a Coinbase como sua custodiante e referência para dados do mercado à vista para preços.

*Traduzida por Rodrigo Tolotti com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Dogecoin estreia na bolsa de valores da Suécia

Dogecoin estreia na bolsa de valores da Suécia

A Valour disse que seu produto lançado no Spotlight Stock Market da Suécia é o primeiro do gênero na região
Imagem da matéria: Trump nomeia David Sacks como "Czar" de criptomoedas e IA da Casa Branca

Trump nomeia David Sacks como “Czar” de criptomoedas e IA da Casa Branca

A indicação de Sacks por Trump acompanha de perto a escolha do presidente eleito para um novo presidente da SEC pró-cripto
Bitcoin e bandeira da coreia do sul

Bitcoin despenca nas corretoras da Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Medida adotada pelo presidente Yoon Suk-yeol foi classificada pela oposição como tentativa de golpe
Imagem da matéria: Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Fundo se chamaria Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) e teria como objetivo principal diversificar o Tesouro Nacional