A QR Asset Management, gestora de recursos da holding QR Capital, anunciou nesta quarta-feira (9) que seu ETF (Exchange Traded Fund) de bitcoin ficará disponível para negociação na Bolsa de Valores no dia 23 de junho. Será o primeiro da América Latina com 100% de exposição à criptomoeda.
BTG Pactual, Easynvest, Órama, Vítreo, Modal Mais e Inter coordenam junto com a gestora a oferta do instrumento financeiro, que foi aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em março deste ano.
O ETF será negociado na B3 com o ticker ‘QBTC11’. As cotas poderão ser compradas por meio de home brokers. O investimento mínimo, segundo a empresa, é de R$ 100.
Leia Também
“O QBTC11 permite a investidores se protegerem do risco cambial se expondo a um ativo dolarizado e
altamente líquido – o bitcoin, maior de todas as criptomoedas, que tem volume de movimentação diário superior a R$100 bilhões, ou cerca de 4 vezes o volume da própria B3″, disse a gestora em nota.
O ETF irá replicar o índice CME CF Bitcoin Reference Rate, que é referência dos contratos futuros de bitcoin negociados pela Chicago Mercantile Exchange Group – maior bolsa de derivativos do mundo.
Além do novo produto financeiro da QR Capital, a Bolsa de Valores também disponibiza o ETF de criptomoedas da gestora Hashdex, lançado no final de abril.
O instrumento da Hasdex, cujo ticker é ‘HASH11’, é atrelado a um índice composto por oito criptomoedas — o Nasdaq Crypto Index.