Imagem da matéria: ETF de Bitcoin à vista da Hashdex é o único que ainda não estreou nos EUA; entenda
Foto: Shutterstock

Dos 11 ETFs de Bitcoin à vista aprovados na última quarta-feira (10) pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), apenas dez começaram a ser negociados no mercado. O fundo da brasileira Hashdex é o único que ainda não estreou de fato.

Além da aprovação do ETF pela SEC – o que a Hashdex já conquistou –, a agência precisa também efetivar as declarações de registro dos fornecedores dos ETFs para que o fundo comece a ser negociado, e isso ainda não ocorreu para a Hashdex, conforme informou o Wall Street Journal.

Publicidade

Isso porque a gestora não está lançando um fundo do zero, mas sim convertendo o seu já existente ETF de Bitcoin futuro para um produto à vista (spot).

A apuração do Portal do Bitcoin descobriu que a gestora obteve a aprovação para fazer a conversão do fundo para o tipo spot, mas que ainda falta a aprovação do prospecto, que é a atualização em si do produto. “Ele [prospecto] passa por um outro processo justamente porque o fundo já está rodando [como um ETF de futuros]”, disse uma fonte.

É esperado ainda que assim que o prospecto tiver a aprovação final, eles farão a conversão do fundo de forma cautelosa, por conta de questões técnicas como a curva de preço dos futuros, para que não ocorra algum tipo de desbalanceamento com a performance do fundo.

Na quinta, a empresa já havia emitido um comunicado de imprensa para corrigir o anúncio da aprovação feito um dia antes. “O fundo, que atualmente é um produto futuro, atualmente não possui bitcoin à vista em seu portfólio”, explicou a gestora.

Publicidade

“Posteriormente, o fundo mudará seu nome e sua estratégia de investimento para permitir bitcoin à vista em seu portfólio. Essas alterações serão efetuadas por meio de uma declaração de registro que está atualmente sob revisão na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA”, concluiu a nota.

Enquanto os últimos passos não são concluídos, o ETF da Hashdex nos EUA segue sendo negociado como um produto de futuros de Bitcoin, sob o ticker DEFI.

Mesmo assim a Hashdex comemorou bastante o sinal verde da SEC para o seu ETF à vista, com seus funcionários realizando um evento no PubKey, um bar temático de bitcoin em Nova York, na noite de quarta, informou o WSJ.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Em conjunto com o lançamento do Drift DAO, a Fundação irá distribuir gratuitamente 10% do fornecimento total de tokens DRIFT na Solana
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
criptomoedas caindo no fogo

Manhã Cripto: onda vendedora em mercados globais pressiona criptos; OKX lança rede de segunda camada

Expectativa por realização de lucros com a proximidade do halving puxa o Bitcoin, que acaba pressionando as outras criptomoedas