Imagem da matéria: ETF de Bitcoin à vista da Hashdex é o único que ainda não estreou nos EUA; entenda
Foto: Shutterstock

Dos 11 ETFs de Bitcoin à vista aprovados na última quarta-feira (10) pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), apenas dez começaram a ser negociados no mercado. O fundo da brasileira Hashdex é o único que ainda não estreou de fato.

Além da aprovação do ETF pela SEC – o que a Hashdex já conquistou –, a agência precisa também efetivar as declarações de registro dos fornecedores dos ETFs para que o fundo comece a ser negociado, e isso ainda não ocorreu para a Hashdex, conforme informou o Wall Street Journal.

Publicidade

Isso porque a gestora não está lançando um fundo do zero, mas sim convertendo o seu já existente ETF de Bitcoin futuro para um produto à vista (spot).

A apuração do Portal do Bitcoin descobriu que a gestora obteve a aprovação para fazer a conversão do fundo para o tipo spot, mas que ainda falta a aprovação do prospecto, que é a atualização em si do produto. “Ele [prospecto] passa por um outro processo justamente porque o fundo já está rodando [como um ETF de futuros]”, disse uma fonte.

É esperado ainda que assim que o prospecto tiver a aprovação final, eles farão a conversão do fundo de forma cautelosa, por conta de questões técnicas como a curva de preço dos futuros, para que não ocorra algum tipo de desbalanceamento com a performance do fundo.

Na quinta, a empresa já havia emitido um comunicado de imprensa para corrigir o anúncio da aprovação feito um dia antes. “O fundo, que atualmente é um produto futuro, atualmente não possui bitcoin à vista em seu portfólio”, explicou a gestora.

Publicidade

“Posteriormente, o fundo mudará seu nome e sua estratégia de investimento para permitir bitcoin à vista em seu portfólio. Essas alterações serão efetuadas por meio de uma declaração de registro que está atualmente sob revisão na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA”, concluiu a nota.

Enquanto os últimos passos não são concluídos, o ETF da Hashdex nos EUA segue sendo negociado como um produto de futuros de Bitcoin, sob o ticker DEFI.

Mesmo assim a Hashdex comemorou bastante o sinal verde da SEC para o seu ETF à vista, com seus funcionários realizando um evento no PubKey, um bar temático de bitcoin em Nova York, na noite de quarta, informou o WSJ.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Solana será a próxima criptomoeda a ganhar um ETF? Especialistas respondem

Veja também se Dogecoin, Toncoin e outras criptomoedas poderão futuramente estrear no mercado financeiro tradicional como o Bitcoin e o Ethereum
Imagem da matéria: ABCripto lança campanha de arrecadação de criptomoedas em apoio a vítimas de enchentes no RS

ABCripto lança campanha de arrecadação de criptomoedas em apoio a vítimas de enchentes no RS

Ação conjunta da ABcripto e associados visa levantar fundos e doações para desabrigados das inundações
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Sheik das Criptomoedas usou “Banco do Crime” para lavar R$ 600 mil da pirâmide Rental Coins

Autoridades apontam a Cash Back como um dos maiores esquemas de lavagem de dinheiro em São Paulo