A Nike, gigante de vestuário esportivo e de grande potencial Web3, anunciou na quinta-feira (1º) uma parceria com a fabricante de games EA Sports em uma iniciativa que pode envolver NFTs. Supõe-se que sejam colecionáveis digitais planejados de equipamentos da Nike por meio da ‘.Swoosh’, plataforma que será integrada aos futuros jogos da companhia.
Embora até agora não tenha sido mencionada a palavra “NFTs”, .Swoosh é a plataforma Web3 da Nike que foi anunciada no ano passado e que ainda se encontra fechada ao público em sua versão beta.
A .Swoosh foi desenvolvida no blockchain da Polygon, uma segunda camada da rede Ethereum, e atualmente oferece apenas colecionáveis NFT de tênis digitais e cartões de fidelidade.
Em um comunicado, a Nike afirmou que está trabalhando com a editora de jogos de vídeo esportivos para “tornar disponíveis seleções de criações virtuais .Swoosh” nos próximos jogos da EA Sports. De acordo com o anúncio, as duas marcas esportivas irão “criar novas experiências imersivas” com ênfase na personalização.
What’s In The Game? Only time will tell…@EASPORTS x .SWOOSH 🎮⚽️🏈🏆 pic.twitter.com/AXgidKX7rd
— .SWOOSH (@dotSWOOSH) June 1, 2023
O teaser em vídeo acima mostra equipamentos de futebol e de futebol americano da marca Nike, juntamente com uma imagem de um colecionável NFT .Swoosh que exibe um capacete de futebol americano.
De acordo com o site da .Swoosh, a Nike se refere aos tokens como criações virtuais da marca, que incluem tênis digitais, roupas, acessórios e outros colecionáveis que podem ser usados em jogos ou resgatados para ter acesso a produtos exclusivos, eventos e muito mais.
“Nike e EA Sports compartilham o compromisso com a inovação, criatividade e excelência, e estamos empolgados em fazer parceria com eles. Essa parceria nos permitirá oferecer experiências incríveis para nossa comunidade ‘.Swoosh’ e para a enorme base de fãs da EA Sports”, disse Ron Faris, gerente geral dos Estúdios Virtuais da Nike.
Andrea Hopelain, vice-presidente sênior de marca da EA Sports & Racing, acrescentou que a editora tem como objetivo “colocar a criatividade e a expressão pessoal em primeiro plano para os fãs, à medida que eles se conectam, competem e compartilham seu amor pelo esporte”.
Não foram revelados mais detalhes sobre a colaboração, mas a Nike afirmou que mais informações sobre seu trabalho com a EA Sports serão compartilhadas “nos próximos meses”.
A EA Sports é uma divisão da editora de jogos Electronic Arts, responsável por franquias de jogos como Apex Legends, The Sims e Battlefield. A EA Sports lançou jogos esportivos com as marcas Madden NFL, FIFA, NHL e NASCAR desde sua fundação em 1991.
Apesar de estar fechado para o público em geral, a .SWOOSH lançou sua primeira coleção de NFTs em sua plataforma no mês passado, vendendo mais de 92.000 tokens não fungíveis. O lançamento Our Force 1 começou com uma distribuição gratuita de NFTs e depois vendeu caixas de tênis digitais que “se abrem” revelando tênis digitais.
Nike e NFTs
A Nike tem obtido um enorme sucesso financeiro com seus lançamentos de NFTs até o momento, com uma receita total de mais de US$ 186 milhões desde dezembro de 2021, de acordo com uma análise da Dune Analytics.
Grande parte dessa receita vem da RTFKT, a startup Web3 que a Nike adquiriu e que criou os NFTs CloneX em parceria com o artista Takashi Murakami, além dos Nike CryptoKicks baseados em NFTs e tênis físicos exclusivos que só podem ser adquiridos por meio de NFTs resgatáveis.
Recentemente, a lenda da NBA, LeBron James, foi visto usando um CryptoKicks antes de um jogo das finais.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo.